Notas sobre as concepções presentes nas propostas curriculares para o ensino médio (2009)
- Autor:
- Autor USP: KOHATSU, LINEU NORIÓ - IP
- Unidade: IP
- Subjects: PSICOLOGIA; ENSINO MÉDIO
- Language: Português
- Abstract: A reforma neoliberal na educação ocorrida na década de 90 trouxe repercussões também para o ensino médio. A partir da análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio DCNEM e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio PCN, observou-se a presença da racionalidade tecnológica no discurso oficial, assim como a presença de uma concepção implícita de subjetividade. O referencial para a análise é a Teoria Crítica da Sociedade na perspectiva de Herbert Marcuse. Com essa reflexão espera-se contribuir para a formação de uma visão crítica da psicologia, tanto no âmbito da licenciatura como na prática docente no nível médio
- Imprenta:
- Publisher: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional
- Publisher place: São Paulo
- Date published: 2009
- Source:
- Título do periódico: Comunicação oral
- Conference titles: Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional
-
ABNT
KOHATSU, Lineu Norio. Notas sobre as concepções presentes nas propostas curriculares para o ensino médio. 2009, Anais.. São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 2009. Disponível em: http://newpsi.bvs-psi.org.br/eventos/ix_conpe/MesasRedondas_ok.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Kohatsu, L. N. (2009). Notas sobre as concepções presentes nas propostas curriculares para o ensino médio. In Comunicação oral. São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. Recuperado de http://newpsi.bvs-psi.org.br/eventos/ix_conpe/MesasRedondas_ok.pdf -
NLM
Kohatsu LN. Notas sobre as concepções presentes nas propostas curriculares para o ensino médio [Internet]. Comunicação oral. 2009 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://newpsi.bvs-psi.org.br/eventos/ix_conpe/MesasRedondas_ok.pdf -
Vancouver
Kohatsu LN. Notas sobre as concepções presentes nas propostas curriculares para o ensino médio [Internet]. Comunicação oral. 2009 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://newpsi.bvs-psi.org.br/eventos/ix_conpe/MesasRedondas_ok.pdf - El Raval, Barcelona: imigração, estigmatização e gentrificação
- Imigrantes bolivianos na comunidade São Remo: mapeamento das políticas públicas e organizações sociais no território
- Do lado de fora da escola especial: histórias vividas no bairro e contadas por ex-alunos por meio do vídeo
- Migraçõese deslocamentos entre muros, pontes, portas e janelas: a escola (para todos) num mundo com fronteiras
- Psicologia e cinema
- A disciplina de Psicologia no ensino médio: revisitando as práticas dos professores da rede pública do Estado de São Paulo
- A formação de professores de psicologia e a docência nos cursos técnicos profissionalizantes
- Breve histórico da educação profissional no Brasil: a dualidade em questão
- Navegando pela memória: os vapores nas narrativas dos ribeirinhos do São Francisco
- Sociedade e escola: produção e resistência à violência
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas