Educação inclusiva: tensões desse dispositivo (2009)
- Autor:
- Autor USP: MACHADO, ADRIANA MARCONDES - IP
- Unidade: IP
- Assuntos: PSICOLOGIA ESCOLAR; EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- Idioma: Português
- Resumo: O termo Educação Inclusiva é redundante. Embora nos princípios do que seja educação pública, a prática inclusiva seja princípio é educação para todos, para cada um, para qualquer um temos agora um novo termo respaldado por lei que nos possibilita repensar a Educação. Por isso, nosso desafio é aproveitar a entrada e permanência de crianças e jovens portadores de necessidades educacionais especiais como dispositivo e estratégia para problematizarmos a escola e os atendimentos que a saúde realiza com os encaminhados pela educação. A educação inclusiva tem convocado vários profissionais especialistas a estarem mais próximos das escolas quando as mesmas encaminham seus alunos. É nossa função escutar algumas práticas e saberes institucionais que nos convocam a intervir de maneira a alargar, a fazer caber, aquilo que reincidentemente tem sido excluído de nossas escolas: a diferença. Discutiremos o que temos aprendido neste encontro no qual os psicólogos trabalham em instituições educativas, no que concerne às práticas relacionadas àqueles considerados fora da normalidade segundo padrões diagnósticos ou segundo a expectativa que se tem em relação ao desenvolvimento ou às atitudes dos mesmos. Com isso, problematizaremos os saberes e as práticas que estão envolvidos na chamada educação inclusiva, enfatizando os paradoxos da relação inclusão/exclusão e discutindo questões presentes no interior das instituições escolares
- Imprenta:
- Editora: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional
- Local: São Paulo
- Data de publicação: 2009
- Fonte:
- Título do periódico: Comunicação oral
- Nome do evento: Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional
-
ABNT
MACHADO, Adriana Marcondes. Educação inclusiva: tensões desse dispositivo. 2009, Anais.. São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 2009. Disponível em: http://www.abrapee.psc.br/documentos/cd_ix_conpe/IXCONPE_arquivos/MesasRedondas_ok.pdf. Acesso em: 12 maio 2024. -
APA
Machado, A. M. (2009). Educação inclusiva: tensões desse dispositivo. In Comunicação oral. São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. Recuperado de http://www.abrapee.psc.br/documentos/cd_ix_conpe/IXCONPE_arquivos/MesasRedondas_ok.pdf -
NLM
Machado AM. Educação inclusiva: tensões desse dispositivo [Internet]. Comunicação oral. 2009 ;[citado 2024 maio 12 ] Available from: http://www.abrapee.psc.br/documentos/cd_ix_conpe/IXCONPE_arquivos/MesasRedondas_ok.pdf -
Vancouver
Machado AM. Educação inclusiva: tensões desse dispositivo [Internet]. Comunicação oral. 2009 ;[citado 2024 maio 12 ] Available from: http://www.abrapee.psc.br/documentos/cd_ix_conpe/IXCONPE_arquivos/MesasRedondas_ok.pdf - Psychological evaluation: a practice articulated with the creation of norms of existence
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