Exportar registro bibliográfico

Auto-móveis: trabalho em trânsito pela comunicação publicitária automotiva (2009)

  • Authors:
  • Autor USP: MAGALHÃES, MARCELLO DE MELLO PINTA - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CCA
  • Subjects: TEORIA DA COMUNICAÇÃO; INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA; SOCIOLOGIA DO TRABALHO; SOCIEDADE DE CONSUMO; PROPAGANDA; ANÁLISE DO DISCURSO
  • Language: Português
  • Abstract: Através da análise da propaganda automobilística brasileira, esta pesquisa busca identificar os significados do conceito de trabalho e suas diversas representações a fim de propor hipóteses para as estratégias de sua significação adotadas pela indústria no contexto da volátil sociedade de consumo ao longo das últimas cinco décadas. Para tanto, foi adotado o modelo metodológico do Circuito da Cultura oriundo dos Estudos Culturais que propõe a articulação dos principais processos culturais presentes na sociedade (Representação, Identidade, Produção, Regulação e Consumo). A partir de um material empírico de 1035 filmes publicitários, de oito diferentes montadoras automobilísticas entre os anos de 1963 e 2007, realizou-se a análise do discurso de dez filmes selecionados por sua relação direta ou indireta com o tema trabalho. A análise permitiu constatar que, ao promover o desejo e o consumo de seus automóveis, a indústria automobilística articula e comunica diversos significados para o trabalho ao longo do tempo através de seu discurso hegemônico. Esta pesquisa identifica três estratégias de significação para o conceito trabalho (Trabalho como Contraposição, Trabalho como Identidade, Trabalho como Mercadoria) e levanta hipóteses sobre a volatilidade das identidades do indivíduo na sociedade de consumo ao concluir que assim como o sujeito, o conceito de trabalho e a comunicação também convergem para um estado aparente de autonomia e mobilidade - sujeito, trabalho e comunicação: auto-móveis
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 05.05.2009

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MAGALHÃES, Marcello de Mello Pinta. Auto-móveis: trabalho em trânsito pela comunicação publicitária automotiva. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. . Acesso em: 17 abr. 2024.
    • APA

      Magalhães, M. de M. P. (2009). Auto-móveis: trabalho em trânsito pela comunicação publicitária automotiva (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Magalhães M de MP. Auto-móveis: trabalho em trânsito pela comunicação publicitária automotiva. 2009 ;[citado 2024 abr. 17 ]
    • Vancouver

      Magalhães M de MP. Auto-móveis: trabalho em trânsito pela comunicação publicitária automotiva. 2009 ;[citado 2024 abr. 17 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024