Cultura e juventude: a formação dos jovens nos Pontos de Cultura (2009)
- Authors:
- Autor USP: VILUTIS, LUANA - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDA
- Subjects: CULTURA (EDUCAÇÃO); JOVENS (EDUCAÇÃO); POLÍTICAS PÚBLICAS (ASPECTOS CULTURAIS); DIVERSIDADE CULTURAL; TRABALHO
- Language: Português
- Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo identificar a relação entre o acesso à cultura, o processo pedagógico de formação de jovens e sua inserção comunitária. Para tanto, baseamos este estudo na experiência de jovens que participaram da formação realizada em Pontos de Cultura, instituições contempladas no programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania - Cultura Viva e que implementaram a ação Agente Cultura Viva. Situamos esse programa na cena pública cultural brasileira do período de 2003 a 2008, marcada pelo debate sobre a formulação de políticas de valorização da diversidade de expressões culturais. Para fundamentar a análise desta pesquisa, partimos da compreensão de que a cidadania cultural e o direito à cultura são pressupostos da pluralidade da criação cultural. É nesse contexto de interculturalidade que os agentes mediadores de cultura assumem papel relevante para o desenvolvimento da ação cultural, pois são sujeitos que circulam por diferentes espaços, transitam em contextos variados e participam de iniciativas diversas. A prática educativa dos jovens estudados se constituiu em uma ação problematizadora e organizadora da experiência cultural que potencializa as escolhas dos jovens em termos de seu trabalho e da expressão de sua identidade. O trabalho de campo foi realizado nos anos de 2007 e 2008 e reuniu entrevistas com 17 jovens homens e mulheres que participaram da formação da ação Agente Cultura Viva em dois Pontos de Cultura da Zona Lesteda cidade de São Paulo. É possível identificar recorrências nos relatos dos jovens entrevistados, que revelam o significado do processo de formação marcado pela experimentação de diversas linguagens estéticas, pela vivência intergeracional e pela convivência comunitária. Essas ações, por sua vez, estimularam a ampliação do espaço público de fruição cultural e a sociabilidade criadora, que impulsiona o trabalho coletivo e ) juvenil de criação. Do ponto de vista teórico, este estudo foi orientado pela categoria de ação cultural de Paulo Freire, em diálogo com as abordagens de Teixeira Coelho. O estudo do direito à cultura e da política cultural teve como subsídio a leitura de instrumentos legais, normas jurídicas e declarações internacionais sobre a temática. A análise das entrevistas, por sua vez, se apoiou na noção de mediadores desenvolvida por François Dubet para a compreensão do papel desenvolvido pelos jovens agentes culturais.
- Imprenta:
- Data da defesa: 18.03.2009
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ABNT
VILUTIS, Luana. Cultura e juventude: a formação dos jovens nos Pontos de Cultura. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23092009-132908/. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Vilutis, L. (2009). Cultura e juventude: a formação dos jovens nos Pontos de Cultura (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23092009-132908/ -
NLM
Vilutis L. Cultura e juventude: a formação dos jovens nos Pontos de Cultura [Internet]. 2009 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23092009-132908/ -
Vancouver
Vilutis L. Cultura e juventude: a formação dos jovens nos Pontos de Cultura [Internet]. 2009 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23092009-132908/
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