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Humanismo no pensamento universitário de Miguel Rolando Covian (2009)

  • Authors:
  • Autor USP: CANDIDO, MARCOS - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 594
  • Subjects: HUMANISMO; CIÊNCIA; MEDICINA
  • Language: Português
  • Abstract: A Universidade de São Paulo -Ribeirão Preto, contou no seu quadro de docentes, com a presença de uma importante figura de renome nacional e internacional, Miguel Rolando Covian. De diversas maneiras manifestou seu grande interesse pelo problema do Homem e por uma formação humanística do estudante universitário: seja por meio de vários artigos publicados onde aborda esta questão ou ainda, pela participação na elaboração do projeto de criação de uma Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras no Campus de Ribeirão Preto. Este trabalho tem por objetivo conhecer e aprofundar as matrizes teóricas de sua concepção de Humanismo, na medida em que são aprofundadas as leituras feitas pelo próprio Covian, percebendo-o como leitor. O material documentário utilizado neste trabalho pertence à biblioteca pessoal de Covian conservada no Centro de Memória e Museu Histórico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Trata-se de artigos publicados em revistas científicas e de obras de referência, cujo recorte concentra-se nas áreas de Filosofia e Teologia. As obras em questão pertencem a três importantes autores que foram muito lidos e comentados por Covian, indicando a importância que tiveram para o seu pensamento: Teilhard de Chardin, José Ortega y Gasset e Thomas Merton. Estes autores possibilitaram uma articulação entre diferentes áreas do conhecimento de fundamental relevância para Covian: os saberes científico, filosófico e religioso. Esta pesquisa baseia-se nametodologia histórica inserindo-se no âmbito da História das Idéias Psicológicas contando especialmente com contribuições dadas pela História Cultural, pela Microhistória e pela História das Mentalidades. Esta área do saber ocupa-se em reconstruir os conhecimentos e práticas psicológicas próprias de específicos contextos socioculturais do passado, sendo seus objetos relativos ao meio sociocultural em que são construídos. Na análise dos dados empregaremos a análise qualitativa segundo o método da História Conceitual. Para Covian, o verdadeiro humanismo é a tendência do Homem à sua plenitude, que exige por sua vez uma abertura positiva frente à vida e à realidade. A busca por um conhecimento integral da realidade, que está na raiz do conhecimento integral de si mesmo, é visto como uma necessidade intrínseca a toda pessoa. Qualquer tipo de redução pode conduzir o Homem a uma diminuição da condição humana. Deste modo, propõe a superação dos limites verificáveis no campo da ciência moderna, cujo método experimental, que analisa a realidade em sua superfície, não esgotando o conhecimento de tudo quanto há, deve ter em seu reverso o cultivo de uma "verdadeira atitude filosófica", que funcionaria como "antídoto" contra a especialização em demasia. Outras formas de conhecimento deveriam ser empregadas na busca do conhecimento total: como a fé, a intuição, a meditação, etc. A especialização do Homem de Ciência deve ser compensada por umaformação humanística que lhe permita realizar-se como pessoa e assistir desde dentro seu mistério, colocando-se na ordem do destino, buscando atingir a verdade, a bondade e a beleza
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 13.08.2009

  • How to cite
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    • ABNT

      CANDIDO, Marcos. Humanismo no pensamento universitário de Miguel Rolando Covian. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2009. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Candido, M. (2009). Humanismo no pensamento universitário de Miguel Rolando Covian (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Candido M. Humanismo no pensamento universitário de Miguel Rolando Covian. 2009 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Candido M. Humanismo no pensamento universitário de Miguel Rolando Covian. 2009 ;[citado 2024 abr. 19 ]

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