Exportar registro bibliográfico

Efeito agudo do peptídeo-1 semelhante ao glucagon (glp-1) sobre o trocador na+/h+ (nhe3) em células de túbulo proximal renal (2009)

  • Autores:
  • Autor USP: MALNIC, GERHARD - ICB
  • Unidade: ICB
  • Assunto: FISIOLOGIA
  • Idioma: Português
  • Resumo: OBJETIVOS:Descreveu-se recentemente que GLP-1 promove natriurese em ratos e humanos devido à diminuição da reabsorção de sódio acompanhada do decréscimo da secreção de hidrogênio. Estes dados sugerem que GLP-1 inibe a atividade do trocador Na/H NHE3 em células de túbulos proximais renais. Os objetivos deste trabalho foram avaliar o efeito do GLP-1 sobre a atividade do trocador NHE3 em células de túbulo proximal, as vias de sinalização envolvidas, bem como os mecanismos moleculares responsáveis por mediar este efeito.MÉTODO:Com este propósito, o pH intracelular (pHi) foi medido em monocamadas de células cultivadas sobre suportes impermeáveis utilizando o marcador sensível a pH, BCECF. Dessa forma, medidas da atividade do NHE3 foram realizadas após sobrecarga ácida com NH4Cl pela avaliação da velocidade de recuperação do pHi (dpHi/dt) em células pré-incubadas por 30 minutos com 500 pM Exendin-4 (agonista do receptor de GLP-1, GLP-1R) ou inibidores.RESULTADOS:Observamos que a velocidade de recuperação do pHi dependente de NHE3 (0.24 ± 0.02 unidades de pH/min, n = 16) foi significativamente reduzida na presença de Exendin-4 (0.12 ± 0.01 unidades de pH/min, n = 14). Tal efeito inibitório foi M 8-Br-AMPc, um análogo de AMPc. Nenhum efeito mimetizado por 100 aditivo foi observado na presença de ambos Exendin-4 e 8-Br-AMPc.)Por outro lado, o inibidor de PKA (proteína cinase A), H89, preveniu parcialmente a inibição de NHE3 por Exendin-4. A inibição do NHE3promovida por Exendin-4 também foi parcialmente reduzida na presença de U0126, inibidor de MEK1/MEK2, que inibe a cascata de sinalização à jusante de EPAC (proteína diretamente ativada por AMPc). Além disso, quando as células foram tratadas simultaneamente com Exendin-4 e análogos de AMPc que seletivamente ativam PKA ou EPAC, nenhum efeito sinérgico foi observado. Experimentos de immunoblotting utilizando anticorpos fosfoespecíficos demonstraram que a inibição da troca Na+/H+ por Exendin-4 estava associada com um aumento significativo dos níveis de fosforilação do trocador (65 ± 11%; n = 3, P < 0,05). Tal efeito foi totalmente bloqueado pela adição de H89.CONCLUSÃO:Em conjunto, estes dados sugerem que a inibição da atividade do NHE3 por Exendin-4 é mediada por cAMP e conseqüente ativação das vias da PKA e EPAC. A ativação da PKA resulta em fosforilação do trocador NHE3. O mecanismo molecular pelo qual EPAC modula a atividade do NHE3 ainda não foi estabelecido.
  • Imprenta:
  • Fonte:
  • Nome do evento: Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CARRARO-LACROIX, L. R. e MALNIC, Gerhard e GIRARDI, Adriana Castello Costa. Efeito agudo do peptídeo-1 semelhante ao glucagon (glp-1) sobre o trocador na+/h+ (nhe3) em células de túbulo proximal renal. 2009, Anais.. Águas de Lindóia: Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade de São Paulo, 2009. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Carraro-Lacroix, L. R., Malnic, G., & Girardi, A. C. C. (2009). Efeito agudo do peptídeo-1 semelhante ao glucagon (glp-1) sobre o trocador na+/h+ (nhe3) em células de túbulo proximal renal. In Programa. Águas de Lindóia: Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Carraro-Lacroix LR, Malnic G, Girardi ACC. Efeito agudo do peptídeo-1 semelhante ao glucagon (glp-1) sobre o trocador na+/h+ (nhe3) em células de túbulo proximal renal. Programa. 2009 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Carraro-Lacroix LR, Malnic G, Girardi ACC. Efeito agudo do peptídeo-1 semelhante ao glucagon (glp-1) sobre o trocador na+/h+ (nhe3) em células de túbulo proximal renal. Programa. 2009 ;[citado 2024 abr. 19 ]


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024