Exportar registro bibliográfico

A segmentação de mercado por meio de coortes e gerações (2009)

  • Authors:
  • Autor USP: FEITOSA, WILIAN RAMALHO - FEA
  • Unidade: FEA
  • Sigla do Departamento: EAD
  • Subjects: SEGMENTAÇÃO DE MERCADO; COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR; MARKETING; GERAÇÕES; GRUPOS ETÁRIOS
  • Language: Português
  • Abstract: Este trabalho teve como objetivo estudar de maneira exploratória a segmentação por meio de coortes, através de sua literatura e da opinião de profissionais especialistas de marketing sobre o tema. Buscando verificar a influência das coortes na estratégia de marketing e analisar as tendências da pesquisa realizada anteriormente, algumas etapas foram executadas. Primeiramente, foi conduzida uma revisão da literatura, buscando responder o tema de pesquisa colocado. A revisão focou nos temas de segmentação, gerações e coortes e seus componentes ligados a cultura, a valores e sub-culturas e grupos de referência, levantando os mais recentes estudos tanto nacionais como internacionais. Após isso, como método de pesquisa escolheu-se pesquisa qualitativa por meio de entrevistas em profundidade. A análise dos dados coletados foram analisados por meio de análise de conteúdo, com o auxílio do software NVivo8. As entrevistas conduziram a situações em marketing nas quais a segmentação por meio de coortes foi relevante, permitiram posicionamentos e levou a construção de um mapa causal com os principais conceitos observados na pesquisa
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 17.09.2009
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      FEITOSA, Wilian Ramalho. A segmentação de mercado por meio de coortes e gerações. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-07102009-093520/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Feitosa, W. R. (2009). A segmentação de mercado por meio de coortes e gerações (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-07102009-093520/
    • NLM

      Feitosa WR. A segmentação de mercado por meio de coortes e gerações [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-07102009-093520/
    • Vancouver

      Feitosa WR. A segmentação de mercado por meio de coortes e gerações [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-07102009-093520/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024