Exportar registro bibliográfico

O ensino em uma abordagem CTS: evoluções nas concepções de futuros professores de Física (2009)

  • Autores:
  • Autor USP: SILVA, DANIELA FIORINI DA - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO); FORMAÇÃO DE PROFESSORES; LICENCIATURA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Neste trabalho de pesquisa, apresentamos uma análise das evoluções nas concepções sobre a abordagem de ensino baseada nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Neste contexto, realizamos uma pesquisa pautada pela abordagem qualitativa, no âmbito da formação inicial de professores de Física do nível médio. Os dados da pesquisa foram obtidos ao longo do desenvolvimento das disciplinas de Metodologia de Ensino de Física I e II ministradas no curso de Licenciatura em Física da Universidade de São Paulo. Utilizamos questionários, entrevistas e sínteses produzidas pelos futuros professores, que nos possibilitaram caracterizar as concepções em foco e selecionar sujeitos para dois estudos de caso. Estes sujeitos tiveram suas concepções analisadas segundo uma ordem cronológica e segundo parâmetros que embasaram as categorias de análise que foram definidas com base nos dados e também a partir da literatura pertinente. Três dimensões dentro do ensino em uma abordagem CTS foram consideradas: objetivos do ensino, diversidade temática e metodologia de ensino. A análise evidenciou que os futuros professores reelaboraram suas concepções iniciais ao longo da disciplina gradativamente, em movimentos de aproximação destas concepções a características de um ensino de Física em uma abordagem CTS. Com base em nossa pesquisa, ressaltamos a importância de que estejam presentes nos cursos de Formação de Professores de Física as discussões que envolvam as possibilidades dasabordagens de ensino, renovação curricular, bem como a conscientização dos licenciandos sobre as evoluções de suas próprias concepções
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 04.06.2009
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SILVA, Daniela Fiorini da. O ensino em uma abordagem CTS: evoluções nas concepções de futuros professores de Física. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01092009-154001/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Silva, D. F. da. (2009). O ensino em uma abordagem CTS: evoluções nas concepções de futuros professores de Física (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01092009-154001/
    • NLM

      Silva DF da. O ensino em uma abordagem CTS: evoluções nas concepções de futuros professores de Física [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01092009-154001/
    • Vancouver

      Silva DF da. O ensino em uma abordagem CTS: evoluções nas concepções de futuros professores de Física [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01092009-154001/


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024