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Maturidade para escolha e experiência profissional na adolescência (2009)

  • Autores:
  • Autor USP: CORLATTI, CAMILA DE TOLEDO - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 594
  • Assuntos: MATURIDADE EMOCIONAL; ORIENTAÇÃO VOCACIONAL; ESCOLHA PROFISSIONAL; ADOLESCENTES; AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
  • Idioma: Português
  • Resumo: As transformações no mundo do trabalho exercem influências sobre o processo de escolha profissional, considerado uma das tarefas de construção da identidade do adolescente. Neste processo, a Orientação Profissional (OP) pode facilitar a clarificação de interesses do indivíduo e, segundo referencial desenvolvimentista, estimular a aquisição da maturidade para a escolha profissional. Os instrumentos de avaliação psicológica, com destaque para a Escala de Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP), auxiliam este processo. O presente trabalho teve por objetivo examinar o nível de maturidade para a escolha profissional em adolescentes de Ribeirão Preto (SP), analisando-se possível associação com a experiência profissional prévia e com o sexo a partir dos resultados da EMEP. Para tanto, foram examinados coletivamente, por meio de Questionário de Histórico de Vida (QHV) e da EMEP, 773 estudantes do terceiro ano do ensino médio público de Ribeirão Preto (SP), distribuídos em dois grupos: G1 (n = 250) estudantes com experiência profissional (sendo 132 do sexo feminino e 118 do sexo masculino) e G2 (n = 523) estudantes sem experiência profissional (sendo 330 do sexo feminino e 193 do sexo masculino). Os resultados médios da EMEP foram comparados estatisticamente (Teste t de Student, (p ? 0,05). Não foram detectadas diferenças estatisticamente significativas entre os resultados de G1 e G2 no nível de maturidade global para a escolha profissional etambém nas subescalas da EMEP. A comparação dos resultados médios da EMEP entre os sexos identificou diferença estatisticamente significativa nas subescalas Responsabilidade e Independência, sugerindo maior preocupação e autonomia das jovens do sexo feminino em relação à escolha. Ainda foi identificada diferença em função do sexo na subescala Conhecimento da Realidade Sócio- Profissional, com indícios de que os jovens do sexo masculino apresentam maior conhecimento do mercado de trabalho e das profissões. O presente estudo não identificou diferenças significativas no índice de maturidade total de moças e rapazes. Foi realizada ainda uma comparação da maturidade para escolha profissional em relação ao nível econômico, à idade e ao nível de escolaridade dos pais. Para este propósito realizou-se a análise de variância (ANOVA) dos resultados (p ± 0,05). Os resultados apontaram inexistirem diferenças quanto à idade e ao nível de escolaridade dos pais, na escala total e principais subescalas da EMEP, mas sugeriram que os filhos de pais com ensino superior apresentam-se mais independentes que os filhos de pais com ensino médio. Foram identificadas diferenças quanto ao nível econômico, sugerindo maior maturidade nos adolescentes de nível econômico mais alto, tanto na maturidade total quanto nas subescalas Determinação e Conhecimento da Realidade Profissional. Estes resultados, quando comparados às normas disponíveis na literatura, foram sugestivosde similaridade de desempenho destes adolescentes em relação ao padrão esperado, independentemente das demais variáveis estudadas. As análises dos resultados deste trabalho poderão auxiliar na compreensão de variáveis implícitas nos processos de escolha profissional e das particularidades entre os sexos. Além disso, poderá favorecer a reflexão acerca dos reais objetivos dos adolescentes que se inserem no mercado de trabalho e da qualidade das tarefas executadas
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 22.07.2009

  • Como citar
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    • ABNT

      CORLATTI, Camila de Toledo. Maturidade para escolha e experiência profissional na adolescência. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2009. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Corlatti, C. de T. (2009). Maturidade para escolha e experiência profissional na adolescência (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Corlatti C de T. Maturidade para escolha e experiência profissional na adolescência. 2009 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Corlatti C de T. Maturidade para escolha e experiência profissional na adolescência. 2009 ;[citado 2024 abr. 19 ]

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