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Potencial evocado auditivo de tronco encefálico com estímulo de fala em crianças com distúrbio fonológico (2009)

  • Autores:
  • Autor USP: GONCALVES, ISABELA CRIVELLARO - FM
  • Unidade: FM
  • Sigla do Departamento: MPM
  • Assuntos: POTENCIAIS EVOCADOS; TRANSTORNOS DA ARTICULAÇÃO; CRIANÇAS
  • Idioma: Português
  • Resumo: INTRODUÇÃO: O Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) é um exame objetivo, que avalia a integridade da via auditiva no tronco encefálico e complementa os procedimentos audiológicos de rotina no diagnóstico de alterações auditivas. Atualmente, pesquisas têm sido desenvolvidas a fim de caracterizar os potenciais evocados auditivos obtidos com estímulos de fala, que são espectralmente e temporalmente mais complexos que o estímulo clique. OBJETIVO: caracterizar os achados dos PEATE com estímulo clique e de fala em crianças com diagnóstico de distúrbio fonológico. MÉTODOS: Foram avaliadas 36 crianças com limiares auditivos dentro da normalidade, na faixa etária de sete a 11 anos, por meio do PEATE com os estímulos clique e de fala, 18 com distúrbio fonológico (grupo estudo) e 18 em desenvolvimento típico (grupo controle). Na análise dos dados quantitativos, realizada por meio do teste T de Student, foram obtidos valores de média, mediana, desvio padrão, valor mínimo e máximo, e p-valor, quando da comparação entre os grupos. Na análise dos dados qualitativos, realizada por meio do Teste Exato de Fisher, comparou-se a ocorrência de resultados normais e alterados entre os grupos. Foram analisadas as relações entre os resultados do PEATE com estímulo de fala e o índice PCC-R (Percentage of consonants corrects - Revised) no grupo estudo por meio da correlação de Pearson. RESULTADOS: No PEATE com estímulo clique, observou-se diferença estatisticamente significanteentre os grupos para as latências absolutas das ondas I, III e V em ambas as orelhas, com latências maiores no grupo estudo, embora, na análise dos dados qualitativos, não tenham sido observadas diferenças entre os grupos com relação à ocorrência de resultados normais e alterados. No PEATE com estímulo de fala, verificou-se diferença estatisticamente significante entre os grupos para os valores de latência das ondas V e A. ) Na análise dos dados qualitativos, quando comparada a ocorrência de resultados normais e alterados entre os grupos, observou-se diferença estatisticamente significante para as latências das ondas V e A. Não foram observadas correlações significantes entre os resultados do PEATE com estímulo de fala e o índice PCC-R no grupo de crianças com distúrbio fonológico. Conclusão: Crianças com distúrbio fonológico apresentam alterações no Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico com estímulo de fala, evidenciadas pelo atraso na condução do impulso elétrico quando comparadas a crianças em desenvolvimento típico, sugerindo a existência de comprometimentos na via auditiva nesta região
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 28.08.2009
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      GONÇALVES, Isabela Crivellaro. Potencial evocado auditivo de tronco encefálico com estímulo de fala em crianças com distúrbio fonológico. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-28092009-163306/. Acesso em: 15 maio 2024.
    • APA

      Gonçalves, I. C. (2009). Potencial evocado auditivo de tronco encefálico com estímulo de fala em crianças com distúrbio fonológico (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-28092009-163306/
    • NLM

      Gonçalves IC. Potencial evocado auditivo de tronco encefálico com estímulo de fala em crianças com distúrbio fonológico [Internet]. 2009 ;[citado 2024 maio 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-28092009-163306/
    • Vancouver

      Gonçalves IC. Potencial evocado auditivo de tronco encefálico com estímulo de fala em crianças com distúrbio fonológico [Internet]. 2009 ;[citado 2024 maio 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-28092009-163306/


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