A apropriação de John Dewey na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1960) (2009)
- Autores:
- Autor USP: CUNHA, MARCUS VINICIUS DA - FFCLRP
- Unidade: FFCLRP
- Assunto: PERIÓDICOS CIENTÍFICOS (EDUCAÇÃO)
- Idioma: Português
- Resumo: Analisa a presença de John Dewey nas páginas da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, por meio de 88 matérias que mencionam o filósofo no período de 1944 a 1964, no intuito de compor um quadro analítico descritivo sobre os vários modos de menção ao pensamento deweyano. As matérias foram classificadas em três categorias, de acordo com a relevância do nome Dewey no corpo dos textos, visando compreender quais aspectos do pensamento do autor - políticos, filosóficos ou pedagógicos - foram privilegiados em cada uma delas. A discussão fundamentou-se nas noções de "apropriação" e "recontextualização", em que se considera o uso que um autor faz das idéias de outro ao elaborar os argumentos que deseja comunicar aos leitores em defesa de suas teses
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Brasileira de estudos pedagógicos
- ISSN: 0034-7183
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 90, n. 224, p. 176-203, 2009
-
ABNT
CUNHA, Marcus Vinicius da e GARCIA, Débora C. A apropriação de John Dewey na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1960). Revista Brasileira de estudos pedagógicos, v. 90, n. 224, p. 176-203, 2009Tradução . . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Cunha, M. V. da, & Garcia, D. C. (2009). A apropriação de John Dewey na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1960). Revista Brasileira de estudos pedagógicos, 90( 224), 176-203. -
NLM
Cunha MV da, Garcia DC. A apropriação de John Dewey na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1960). Revista Brasileira de estudos pedagógicos. 2009 ; 90( 224): 176-203.[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Cunha MV da, Garcia DC. A apropriação de John Dewey na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1960). Revista Brasileira de estudos pedagógicos. 2009 ; 90( 224): 176-203.[citado 2024 abr. 23 ] - Há vários critérios para aferir a vitalidade de um Programa de Pós-Graduação...[apresentação]
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