Avaliação estratégica de educação em grupo e individual no programa educativo em diabetes (2009)
- Authors:
- Autor USP: FRANCO, LAERCIO JOEL - FMRP
- Unidade: FMRP
- DOI: 10.1590/s0034-89102009005000001
- Subjects: EDUCAÇÃO AO PACIENTE; DIABETES MELLITUS; AUTOCUIDADO
- Language: Português
- Abstract: OBJETIVO: Comparar a efetividade de estratégias, em grupo e individual, de programa educativo em diabetes. MÉTODOS: Cento e quatro pacientes com diabetes tipo 2, atendidos no ambulatório e com seguimento em programa educativo de hospital de Belo Horizonte (MG), foram aleatoriamente recrutados e alocados em dois grupos: educação em grupo (n=54) e individual (n=50). A educação em grupo consistia de três encontros mensais, nos quais eram desenvolvidas dinâmicas lúdicas e interativas. Simultaneamente, o outro grupo era acompanhado individualmente. O acompanhamento ocorreu por seis meses durante o ano de 2006, sendo avaliados por questionários específicos: conhecimentos em diabetes, atitudes psicológicas, mudança de comportamento, qualidade de vida. Foi realizada avaliação clínica no tempo inicial, depois de três e seis meses da intervenção. RESULTADOS: A média de idade dos pacientes era de 60,6 anos. Os resultados da educação em grupo e individual foram semelhantes no teste de atitudes, mudança de comportamento e qualidade de vida. Observou-se redução nos níveis de HbA1c nos dois grupos, entretanto apenas no de educação em grupo a diferença apresentou significância estatística (p= 0,012). CONCLUSÕES: As duas estratégias do programa educativo em diabetes foram efetivas, porém a educação em grupo apresentou melhores resultados de controle glicêmico do que a individual
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista de Saúde Pública
- ISSN: 0034-8910
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 43, n. 2, p. 291-298, 2009
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
TORRES, Heloisa de Carvalho et al. Avaliação estratégica de educação em grupo e individual no programa educativo em diabetes. Revista de Saúde Pública, v. 43, n. 2, p. 291-298, 2009Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0034-89102009005000001. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Torres, H. de C., Franco, L. J., Stradioto, M. A., Hortale, V. A., & Schall, V. T. (2009). Avaliação estratégica de educação em grupo e individual no programa educativo em diabetes. Revista de Saúde Pública, 43( 2), 291-298. doi:10.1590/s0034-89102009005000001 -
NLM
Torres H de C, Franco LJ, Stradioto MA, Hortale VA, Schall VT. Avaliação estratégica de educação em grupo e individual no programa educativo em diabetes [Internet]. Revista de Saúde Pública. 2009 ; 43( 2): 291-298.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0034-89102009005000001 -
Vancouver
Torres H de C, Franco LJ, Stradioto MA, Hortale VA, Schall VT. Avaliação estratégica de educação em grupo e individual no programa educativo em diabetes [Internet]. Revista de Saúde Pública. 2009 ; 43( 2): 291-298.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0034-89102009005000001 - Microalbuminuria is associated with metabolic syndrome in Japanese migrants
- Temas atualização em diabetes tipo 2: Novos critérios para diagnóstico e classificação do diabetes mellitus
- Diabetes mellitus
- Dietary patterns in a high-risk population for glucose intolerance
- Capture-recapture method to estimate lower extremity ampulation rates in Rio de Janeiro, Brasil
- Análise do impacto do programa de saúde da família no controle da hipertensão sistêmica
- Obesidade e risco de desenvolvimento de diabetes mellitus em nipo-brasileiros de primeira e segunda geração
- Critério da NCEP modificado para definir síndrome metabólica em indivíduos de origem japonesa
- Serum total homocysteine levels and the prevalence of folic acid deficiency and C677T mutation at the MTHFR gene in an indigenous population of Amazonia: the relationship of homocysteine with other cardiovascular risk factors
- Epidemiologia descritiva
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0034-89102009005000001 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
001770087.pdf | Direct link |
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas