Exportar registro bibliográfico

Seis espaços: possível referência para o estudo e a construção do corpo cênico (2009)

  • Autores:
  • Autor USP: NORONHA, PATRICIA DE AZEVEDO - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CAC
  • Assuntos: TEATRO (REPRESENTAÇÃO); EXPRESSÃO CORPORAL; DANÇA; CRIAÇÃO ARTÍSTICA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Nesta dissertação apresenta-se uma reflexão acerca do Espaço Pessoal, Espaço Parcial, Espaço Total, Espaço Social, Espaço Cênico e a espacialidade Ma, Tendo como bases a extensa bibliografia e a também extensa experiência artística e pedagógica da autora como atriz-dançarina, professora, pesquisadora, diretora e coreógrafa. A dissertação visa servir de ponto de partida para que alunos e professores em Artes Cênicas pensem a abordagem do corpo cênico em sala de aulas e em criações artísticas. No início há definições de conceitos a respeito do corpo, assim como o estudo sobre abordagens teóricas significativas, tais como a teoria do Corpomídia e a Teoria do Corpo Sem Órgãos, para que sirvam como referência compartilhada com a autora, a fim de que se possa seguir para a reflexão acerca dos espaços propostos. A seguir há a apresentação de cada espaço. Ao se referir à espacialidade Ma, pela sua complexidade, já que se trata de um conceito da cultura japonesa de difícil compreensão pelos ocidentais, dadas as diferenças que existem entre as culturas ocidental e oriental, a autora se dedica ao estudo detalhado da tese de Doutorado de Michiko Okano, Ma: Entre-espaço da Comunicação no Japão - Um estudo acerca dos diálogos entre Ocidente e Oriente, relacionando-a com as Artes Cênicas para, ao final, se esforçar em apontar espacialidades Ma nas montagens cênicas O Olho do Tamanduá, com direção de Takao Kusuno, e Lucíola cena 1, com direção da própria autora, sendo que em ambas elaparticipa como atriz-dançarina-criadora. São mencionados especificamente os trabalhos de Rudolf Laban, Michiko Okano, Patrícia Stokoe, Eugênio Barba, Takao Kusuno, Antonin Artaud, Hideki Matsuka, Akira Kasai, Ko Murobushi, Gilles Deleuze, Felix Gattari, Helena Katz, Christine Greiner, Cassiano Quilice
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 12.05.2009
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      NORONHA, Patrícia de Azevedo. Seis espaços: possível referência para o estudo e a construção do corpo cênico. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-25102010-163905/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Noronha, P. de A. (2009). Seis espaços: possível referência para o estudo e a construção do corpo cênico (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-25102010-163905/
    • NLM

      Noronha P de A. Seis espaços: possível referência para o estudo e a construção do corpo cênico [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-25102010-163905/
    • Vancouver

      Noronha P de A. Seis espaços: possível referência para o estudo e a construção do corpo cênico [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-25102010-163905/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024