Editoras universitárias e as novas oportunidades de comunicação (2009)
- Autores:
- Autor USP: NASCIMENTO, CARINA CRISTINA DO - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CRP
- Assuntos: EDITORAS UNIVERSITÁRIAS; MERCADO EDITORIAL; EDITORAÇÃO; CAPA; LIVROS
- Idioma: Português
- Resumo: Esta dissertação compreende a análise de novas oportunidades de comunicação por meio do conteúdo de mensagem das quartas-capas de livros de editoras universitárias. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é avaliar o conteúdo de quarta-capa de livros destas editoras como elemento na decisão de compra. Parte-se do princípio de sua reconstrução como forma de potencializar a comunicação e motivar os consumidores no processo de decisão de compra. Para obter os resultados esperados e cumprir os objetivos desta dissertação, fez-se uma revisão bibliográfica com os principais temas ligados às editoras universitárias e os seguintes tipos de pesquisa: qualitativa, representada por entrevistas em profundidade com profissionais do setor editorial; quantitativa do tipo Survey, com 450 consumidores na Bienal Internacional do Livro de São Paulo de 2006 e 200 leitores - professores e alunos de história e pedagogia - em livrarias universitárias de São Paulo e Bauru e na 31ª. Reunião anual da ANPED (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação) em Caxambu, 2008. Além destas pesquisas, fizemos uma análise de conteúdo, que permitiu observar os conteúdos de quarta-capa dos 434 títulos da EDUSC. De posse aos dados obtidos na pesquisa, foi possível demonstrar que, quando o texto de quarta-capa não é da área de interesse do público leitor, os formatos misto e narrativo são capazes de gerar intenção de compra. Neste sentido, pôde-se observar que os resultados indicaram oconteúdo das quartas-capas de livros universitários elemento influenciador na decisão de compra
- Imprenta:
- Data da defesa: 14.05.2009
-
ABNT
NASCIMENTO, Carina Cristina do. Editoras universitárias e as novas oportunidades de comunicação. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. . Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Nascimento, C. C. do. (2009). Editoras universitárias e as novas oportunidades de comunicação (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Nascimento CC do. Editoras universitárias e as novas oportunidades de comunicação. 2009 ;[citado 2024 mar. 28 ] -
Vancouver
Nascimento CC do. Editoras universitárias e as novas oportunidades de comunicação. 2009 ;[citado 2024 mar. 28 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas