Programação dinâmica aplicada à alocação de recursos no transporte de cargas (2008)
- Authors:
- Autor USP: GUALDA, NICOLAU DIONISIO FARES - EP
- Unidade: EP
- DOI: 10.14295/transportes.v16i2.27
- Subjects: SISTEMAS DE TRANSPORTES; TRANSPORTE DE CARGA; PROGRAMAÇÃO DINÂMICA
- Language: Português
- Abstract: O planejamento operacional de um sistema de transporte de cargas de longa distância implica resolver um problema de otimização de rede dinâmica capacitada, visando a efetuar de forma eficaz e eficiente os movimentos das cargas, utilizando os recursos de transporte disponíveis. O presente trabalho aborda a utilização de programação dinâmica aproximada e adaptativa para solução desse tipo de problema. A metodologia de solução proposta substitui o processo de otimização global da rede por um modelo de Programação Dinâmica aplicado a cada estágio do problema: o método baseia-se em uma heurística para estimar o valor que a solução de cada estágio transfere para os estágios sbsequêntes. A técnica utilizada reduz sensivelmente a quantidade de variáveis envolvidas, o que viabiliza a construção de modelos matemáticos mais realistas em um horizonte de planejamento mais amplo. São apresentados resultados de uma aplicação bem sucedida do modelo com utilização de Jensen Network Solver
- Imprenta:
- Publisher place: Rio de Janeiro
- Date published: 2008
- Source:
- Título do periódico: Transportes
- ISSN: 1415-7713
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 16, n. 2, p. 41-47, dez. 2008
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
LIMA FILHO, Antonio Martins e GUALDA, Nicolau Dionísio Fares. Programação dinâmica aplicada à alocação de recursos no transporte de cargas. Transportes, v. 16, n. 2, p. 41-47, 2008Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.14295/transportes.v16i2.27. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Lima Filho, A. M., & Gualda, N. D. F. (2008). Programação dinâmica aplicada à alocação de recursos no transporte de cargas. Transportes, 16( 2), 41-47. doi:10.14295/transportes.v16i2.27 -
NLM
Lima Filho AM, Gualda NDF. Programação dinâmica aplicada à alocação de recursos no transporte de cargas [Internet]. Transportes. 2008 ; 16( 2): 41-47.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.14295/transportes.v16i2.27 -
Vancouver
Lima Filho AM, Gualda NDF. Programação dinâmica aplicada à alocação de recursos no transporte de cargas [Internet]. Transportes. 2008 ; 16( 2): 41-47.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.14295/transportes.v16i2.27 - Analise comparativa da estrutura do ensino da engenharia de transportes no exterior e na epusp
- Large l. P. Model for sugar cane crop planning
- Um modelo para planejamento de entregas urbanas
- Otimização da formação de viagens no processo de alocação de tripulantes a aeronaves (crew pairing problem)
- Biodiesel: modelagem e dimensionamento da rede logística no Brasil usando programação linear
- Método ArcGen para programação de veículos: um estudo de caso da cidade de Belo Horizonte
- Model for facilities or vendors location in a global scale considering several echelons in the Chain
- Modelagem do problema de alocação de frota de um empresa aérea brasileira
- Otimização da formação de viagens no processo de alocação de tripulantes a aeronaves (crew pairing problem)
- Hybrid meta-heuristics for solution of the vehicle routing problem with multiple depots and heterogeneous, fixed fleet
Informações sobre o DOI: 10.14295/transportes.v16i2.27 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
Gualda-2008-programacao.p... |
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas