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Elementos de relacionamento em marketing internacional: um estudo exploratório entre empresas comerciais exportadoras (ECE) e fornecedoras (EF) situadas no município de Ribeirão Preto (SP) (2009)

  • Authors:
  • Autor USP: CARLOS, CAMILA DE CASTRO - FEARP
  • Unidade: FEARP
  • Sigla do Departamento: EAD
  • Subjects: MARKETING DE RELACIONAMENTO; MARKETING INTERNACIONAL; EMPRESAS COMERCIAIS
  • Language: Português
  • Abstract: Na medida em que o relacionamento comercial entre os países tem se tornado a base para o desenvolvimento do mercado mundial e das nações, evidencia-se a necessidade de se estudar as iniciativas empresariais que potencializam a ocorrência e continuidade de negócios produtivos entre as diversas partes envolvidas no processo comercial. Sob a ótica do marketing internacional, é possível sintetizar que as relações comerciais se estabelecem de duas formas: diretamente, onde a relação comercial entre empresas exportadoras e empresas importadoras acontece sem o apoio de uma organização intermediária; e indiretamente, onde uma ou ambas as partes optam por serviços intermediários de uma empresa especializada denominada empresa comercial exportadora. Visando compreender os elementos constituintes do relacionamento dos exportadores brasileiros com tais organizações intermediárias, bem como os níveis deste envolvimento, considerando-se ainda o vasto universo das diferentes características de negócio de cada empresa, foi realizado um trabalho qualitativo exploratório por meio de entrevistas em profundidade com seis empresas comerciais exportadoras e quatro empresas fornecedoras inseridas no município de Ribeirão Preto. Por meio deste estudo, pôde-se concluir que a dinâmica do marketing internacional sob a ótica do relacionamento é ainda pouco explorada. Verificou-se que as características do modelo de negócio da empresa influenciam diretamente na adoção,continuidade e no término do relacionamento, e que, a presença e intensidade dos elementos deste relacionamento dependem diretamente do envolvimento resultante da parceria
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 16.04.2009
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      CARLOS, Camila de Castro. Elementos de relacionamento em marketing internacional: um estudo exploratório entre empresas comerciais exportadoras (ECE) e fornecedoras (EF) situadas no município de Ribeirão Preto (SP). 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-28072009-104358/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Carlos, C. de C. (2009). Elementos de relacionamento em marketing internacional: um estudo exploratório entre empresas comerciais exportadoras (ECE) e fornecedoras (EF) situadas no município de Ribeirão Preto (SP) (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-28072009-104358/
    • NLM

      Carlos C de C. Elementos de relacionamento em marketing internacional: um estudo exploratório entre empresas comerciais exportadoras (ECE) e fornecedoras (EF) situadas no município de Ribeirão Preto (SP) [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-28072009-104358/
    • Vancouver

      Carlos C de C. Elementos de relacionamento em marketing internacional: um estudo exploratório entre empresas comerciais exportadoras (ECE) e fornecedoras (EF) situadas no município de Ribeirão Preto (SP) [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-28072009-104358/

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