A qualidade de serviços de ensino superior: o caso de uma instituição de ensino público (2009)
- Authors:
- Autor USP: ALMEIDA, LUCIANA MASSARO ONUSIC DE - FEA
- Unidade: FEA
- Sigla do Departamento: EAD
- Subjects: ENSINO SUPERIOR; ANÁLISE MULTIVARIADA; LEALDADE; QUALIDADE TOTAL
- Language: Português
- Abstract: O ensino superior no Brasil tem criado uma oferta crescente de vagas anualmente. Esta expansão do ensino ocorre não somente nas instituições privadas como também nas instituições públicas. Por essa razão, a qualidade destes cursos deve ser mantida para garantir a formaçao de profissionais aptos ao mercado de trabalho como também a sua lealdade ao respectivo curso. Este trabalho tem como objetivo, identificar, através de um estudo de caso, que fatores colaboram para o aluno ser leal ao curso escolhido em uma instituição de ensino superior pública, neste estudo na FEA/USP. Os alunos que participaram da pesquisa são os que iniciaram os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Atuárias e Economia em 2007. Para a realização deste trabalho alguns passos foram seguidos: levantamento do referencial teórico dos assuntos pertinentes ao tema, escolha e construção de um modelo utilizado na pesquisa, uma pesquisa qualitativa com alguns alunos que desistiram do curso escolhido, pesquisa quantitativa estruturada com os alunos da FEA/USP e aplicação de técnicas quantitativas para tratamento e análise dos resultados. O modelo escolhido para responder a questão-problema foi o proposto por Bloemer (1998) e aplicado anteriormente para instituições financeiras. Neste estudo o modelo foi aplicado em uma instituição de ensino superior com os constructos qualidade, imagem, satisfação e lealdade. Para identificar a relação entre estes constructos citados acima duas técnicas foramutilizadas, a técnica de equações estruturais e a regressão logística. Como resultado das análises obteve-se que a lealdade do aluno ao curso escolhido decorre diretamente da satisfação geral deste com o curso, a qual é influenciada pela qualidade percebida do curso pelo aluno. Importante destacar que os aspectos que mais diferenciam os alunos leais dos não leais ao respectivo curso são a satisfação com o corpo docente, com os processos ) administrativos e com a administração de um modo geral
- Imprenta:
- Data da defesa: 30.06.2009
-
ABNT
ONUSIC, Luciana Massaro. A qualidade de serviços de ensino superior: o caso de uma instituição de ensino público. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-10092009-092817/. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Onusic, L. M. (2009). A qualidade de serviços de ensino superior: o caso de uma instituição de ensino público (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-10092009-092817/ -
NLM
Onusic LM. A qualidade de serviços de ensino superior: o caso de uma instituição de ensino público [Internet]. 2009 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-10092009-092817/ -
Vancouver
Onusic LM. A qualidade de serviços de ensino superior: o caso de uma instituição de ensino público [Internet]. 2009 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-10092009-092817/ - A utilização conjunta das técnicas análise por envoltória de dados e regressão logística na previsão de insolvência de empresas: um estudo exploratório
- Interpretação de informações estratégicas fragmentadas e criatividade
- Aplicação de ensino à distância em Jogos de Empresas
- Fatores no processo de Data Mining
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas