Tele-education and competencies assessment to Brazilian's auxiliary nurse (2007)
- Authors:
- USP affiliated authors: EGRY, EMIKO YOSHIKAWA - EE ; FONSECA, ROSA MARIA GODOY SERPA DA - EE
- Unidade: EE
- DOI: 10.1590/s0080-62342007000500018
- Subjects: TECNOLOGIA EDUCACIONAL; AVALIAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
- Language: Inglês
- Abstract: Este trabalho apresenta a experiência brasileira na organização de metodologias e estratégias de avaliação de competências profissionais do auxiliar de enfermagem. O processo avaliativo proposto pelo Ministério da Saúde inclui, além de outras etapas, a criação do ambiente virtual de avaliação, que tem como premissa a avaliação formativa e à distância. Dentro da proposta metodológica de avaliação de competências profissionais na perspectiva crítico-emancipatória, foi desenvolvido um ambiente de tele-educação, com a criação de softwares, do homem virtual e do cybertutor de avaliação. Os módulos de avaliação consideraram as competências nas dimensões do saber-saber, saber-fazer e saber-ser, baseado em perfil profissional das praticas hospitalares e de unidades básicas de saúde. O instrumento mostrou ser uma importante estratégia de otimização dos procedimentos de avaliação para uso em larga escala no Brasil, além de um instrumento importante para educação permanente
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista da Escola de Enfermagem da USP
- ISSN: 0080-6234
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 41, n. esp., p. 841-846, dez. 2007
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
MARQUES, Claudia Maria da Silva et al. Tele-education and competencies assessment to Brazilian's auxiliary nurse. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 41, n. esp., p. 841-846, 2007Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0080-62342007000500018. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Marques, C. M. da S., Egry, E. Y., Silva, M. B., Ribeiro, M. C., Coelho, M. P. P., Fonseca, R. M. G. S. da, & Morais, T. C. P. (2007). Tele-education and competencies assessment to Brazilian's auxiliary nurse. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 41( esp.), 841-846. doi:10.1590/s0080-62342007000500018 -
NLM
Marques CM da S, Egry EY, Silva MB, Ribeiro MC, Coelho MPP, Fonseca RMGS da, Morais TCP. Tele-education and competencies assessment to Brazilian's auxiliary nurse [Internet]. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2007 ; 41( esp.): 841-846.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0080-62342007000500018 -
Vancouver
Marques CM da S, Egry EY, Silva MB, Ribeiro MC, Coelho MPP, Fonseca RMGS da, Morais TCP. Tele-education and competencies assessment to Brazilian's auxiliary nurse [Internet]. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2007 ; 41( esp.): 841-846.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0080-62342007000500018 - Estudante de enfermagem frente a questao da sexualidade humana nos aspectos referentes a anticoncepcao
- Dimensao pedagogica da integracao docente assistencial como estrategia de intervencao no saber / fazer em saude coletiva
- Relatório de avaliação bienal da criação da área de concentração enfermagem em saúde coletiva do programa de pós-graduação em enfermagem, nivel de mestrado da EEUSP
- Psicologia da saúde :: conflitos no ambito publico e privado da enfermagem e um caminho para superar as contradições
- CIPESC no Brasil
- Prevenção da violência por parceiro íntimo entre adolescentes: revisão integrativa
- Cenários da prática de enfermagem na era do Sistema Único de Saúde
- Necessidades em saúde e práticas profissionais da estratégia saúde da família voltadas para mulheres que vivenciam violência de gênero
- Violência contra a criança: características de uma realidade
- Estudante de enfermagem frente a questao da sexualidade humana , nos aspectos referentes a contracepcao
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0080-62342007000500018 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas