Exportar registro bibliográfico

Internacionalização do varejo: um estudo com empresas brasileiras por meio de análise de conteúdo (2009)

  • Authors:
  • Autor USP: MADEIRA, ADRIANA BEATRIZ - FEA
  • Unidade: FEA
  • Sigla do Departamento: EAD
  • Subjects: INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS; VAREJO; ANÁLISE DE CONTEÚDO
  • Language: Português
  • Abstract: Na década de 70 foi caracterizada por grande atividade de construtoras brasileiras no exterior, particularmente na África e no Oriente Médio. Nos anos 80, as organizações brasileiras destacaram-se pelo grande fluxo de investimentos realizados no exterior, e na década de 90, em consequência da abertura comercial que houve em nosso país, as empresas brasileiras foram buscar atualização tecnológica no exterior, para enfrentar competidores estrangeiros. Esse movimento de internacionalização caracterizou-se principalmente pelo deslocamento de empresas do setor industrial; a internacionalização das empresas de varejo é um fenômeno mais recente. Pesquisas sobre o processo de internacionalização da empresa varejista brasileira ainda não são muito numerosas no país, o que talvez se deva ao fato de que esse fenômeno ainda é relativamente recente no cenário brasileiro. Nesse contexto o estudo objetivou investigar a relação entre as teorias sobre internacionalização de empresas e o processo de expansão de empresas de varejo brasileiras para países estrangeiros e identificar o que leva uma empresa a se deslocar para outros países, para onde se desloca (por que escolhe determinados locais em detrimento de outros), quais são os modos de entrada selecionados e como as empresas se adaptam aos novos locais, sob os conceitos de internacionalização de empresas. O estudo utilizou dados secundários provenientes de teses, dissertações, artigos e Internet, além de dados primários coletadosem estrevistas em profundidade com os principais gestores de dez empresas de varejo brasileiras. A metodologia de pesquisa empregada englobou a Análise de Conteúdo e a Análise de Correspondência. Um dos resultados do trabalho foi a proposta de uma Taxonomia de Encadeamento Teórico sobre a internacionalização de empresas. A análise dos dados mostrou que todas as estruturas teóricas registradas nesta fase foram identificadas no processo de ) internacionalização das empresas de varejo brasileiras pesquisadas
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 22.04.2009
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MADEIRA, Adriana Beatriz. Internacionalização do varejo: um estudo com empresas brasileiras por meio de análise de conteúdo. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05102009-102024/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Madeira, A. B. (2009). Internacionalização do varejo: um estudo com empresas brasileiras por meio de análise de conteúdo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05102009-102024/
    • NLM

      Madeira AB. Internacionalização do varejo: um estudo com empresas brasileiras por meio de análise de conteúdo [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05102009-102024/
    • Vancouver

      Madeira AB. Internacionalização do varejo: um estudo com empresas brasileiras por meio de análise de conteúdo [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05102009-102024/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024