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O ensino da Saúde Coletiva na graduação médica: estudo de caso em três universidades do Paraná (2009)

  • Autores:
  • Autor USP: CAMPOS, JOÃO JOSÉ BATISTA DE - FM
  • Unidade: FM
  • Sigla do Departamento: MPR
  • Assuntos: EDUCAÇÃO MÉDICA; ENSINO SUPERIOR
  • Idioma: Português
  • Resumo: Historicamente, as diferentes concepções de Saúde Coletiva influenciaram tanto no ensino específico deste campo do saber como na formação geral domédico. Partindo deste pressuposto, o presente trabalho teve como objetivo estudar o ensino da Saúde Coletiva na graduação médica, buscando apreender suas configurações e as conseqüentes implicações nas propostas curriculares de três universidades do Paraná (Brasil): Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Positivo (UnicenP). Constituíram-se também em eixos de investigação, além das concepções de Saúde Coletiva, a relação ensino-aprendizagem, as ênfases assumidas pelo programa e os vínculos com os serviços de saúde. A pesquisa qualitativa foi realizada com base na análise documental dos projetos pedagógicos (os cursos instituídos) considerando como eles são efetivamente vividos, de acordo com a ótica dos agentes envolvidos. Para tanto, foram feitas entrevistas com 11 gestores, 18 professores, e foram constituídos 4 grupos focais de estudantes, considerados atores-chave nos três cursos de Medicina. Os resultados evidenciaram a inserção de 5% a 20% da área de Saúde Coletiva nos currículos, dependendo das estratégias de ensino, mas sempre em abordagens acadêmicas fortemente vinculadas aos serviços de saúde, uma realidade que é fortalecida pelo grau de consolidação do SUS em ambas as cidades (Curitiba e Londrina). Independentemente da natureza da universidade, daconfiguração organizacional e acadêmica do curso e dos diferentes modos de inserção docente, a Saúde Coletiva se faz presente e se assume com considerável relevância para a formação médica. Ainda que não se constitua um eixo articulador da graduação em dois casos estudados, a área traz à dimensão técnica do saber médico o equilíbrio necessário representado pela consciência dos desafios e o compromisso com a realidade
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 01.04.2009
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      CAMPOS, João José Batista de. O ensino da Saúde Coletiva na graduação médica: estudo de caso em três universidades do Paraná. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-02092009-163316/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Campos, J. J. B. de. (2009). O ensino da Saúde Coletiva na graduação médica: estudo de caso em três universidades do Paraná (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-02092009-163316/
    • NLM

      Campos JJB de. O ensino da Saúde Coletiva na graduação médica: estudo de caso em três universidades do Paraná [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-02092009-163316/
    • Vancouver

      Campos JJB de. O ensino da Saúde Coletiva na graduação médica: estudo de caso em três universidades do Paraná [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-02092009-163316/

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