Exportar registro bibliográfico

Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-Estórias (2008)

  • Autores:
  • Autor USP: OLIVEIRA, FATIMA CRISTINA MONTEIRO DE - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSA
  • Assuntos: PSICANÁLISE; ODONTOPEDIATRIA; FOBIAS; PSICOTERAPIA; PROCEDIMENTO DE DESENHOS-ESTÓRIAS
  • Idioma: Português
  • Resumo: Essa foi uma pesquisa qualitativa que aplicou, avaliou os resultados e comprovou a utilidade da aplicação do Procedimento de Desenhos-Estórias na apreensão dos conteúdos emocionais de crianças e adolescentes com receio do tratamento odontopediátrico. O objetivo do estudo foi pesquisar os pontos nodais das angústias, conflitos, fantasias e mecanismos de defesa que emergem nessa situação de crise. A metodologia consistiu na utilização de entrevistas clínicas com as mães e crianças, na observação clínica da criança e na aplicação do procedimento. Foram estudadas 15 crianças entre 8 e 14 anos, utilizando-se de 3 a 12 sessões. O referencial de abordagem e interpretação foi o psicanalítico. Como modificação em relação à proposta original do instrumento, foram utilizadas intervenções auxiliares de associações livres e propiciadoras de aprofundamento no material emergente e compreensão dos conteúdos emocionais. Observou-se que: a. A necessidade de atendimento odontopediátrico exacerba com intensidade fantasias, conflitos e mecanismos de defesa primitivos. b. O instrumento facilita o contato e aprofundamento com focos nodais de conflitos e angústias inconscientes. c. O processo auxilia no conhecimento dos conflitos, mobilizando uma tendência para a integração dos mesmos. Verificou-se que as intervenções com o Procedimento de Desenhos- Estórias foram plenamente adequadas à apreensão dos conteúdos emocionais profundos de crianças e adolescentes nessacondição de crise. Concluiu-se que, a situação de crise que antecede o atendimento odontopediátrico dos pacientes estudados, foi ampla de mobilização de angústias primitivas e intensas fantasias que necessitam ser comunicadas e elaboradas em um processo psicoterapêutico.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 12.09.2008
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      OLIVEIRA, Fatima Cristina Monteiro de. Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-Estórias. 2008. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-18022009-081917/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Oliveira, F. C. M. de. (2008). Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-Estórias (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-18022009-081917/
    • NLM

      Oliveira FCM de. Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-Estórias [Internet]. 2008 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-18022009-081917/
    • Vancouver

      Oliveira FCM de. Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-Estórias [Internet]. 2008 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-18022009-081917/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024