Exportar registro bibliográfico

Estudo da imagem moderna para a criação publicitária (2008)

  • Autor:
  • Autor USP: MEIRA, SILVIA MIRANDA - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CRP
  • Subjects: ARTES; PROPAGANDA; LINGUAGEM PUBLICITÁRIA; ESTÉTICA; CRIAÇÃO ARTÍSTICA
  • Language: Português
  • Abstract: O estudo do campo da estética em suas diversas linguagens visuais, dando margem à motivação e percepção de soluções criativas de conteúdo e forma para a publicidade, é descrito através do contexto histórico do desenvolvimento de formas artísticas. Inserido na linha de pesquisa dos componentes teóricos e técnicos da chamada "Arte Publicitária", pretende subsidiar o conhecimento do fazer publicitário no terreno da arte; a publicidade envolve formulações estéticas e produções simbólicas que carecem de estudos específicos voltados ao embasamento dessa área, quanto à criação, produção e veiculação do produto publicitário. Sabe-se que não existe um padrão pré-estabelecido de criação publicitária, e o objetivo desta abordagem é facilitar os interlocutores da comunicação no processo, principalmente o visual, de criação e elaboração de uma idéia, já que quanto mais expressivo na diferenciação da publicidade for o produto maior a atração frente ao público alvo. O estudo pretende analisar, discutir e refletir sobre a estrutura da arte visual subjacente a cada movimento moderno de vanguarda européia do inicio do século XX, como referencial para o entendimento do desenvolvimento das características da imagem contemporânea encontrada no espaço publicitário. As normas básicas - as que sintetizam uma idéia visual, forma, arranjo, composição, configuração de conteúdo, encontradas no design moderno e contemporâneo - recolhem muitos dos seus princípios dos critérios estéticos utilizados pelas vanguardas européias
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 30.07.2008

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MEIRA, Silvia Miranda. Estudo da imagem moderna para a criação publicitária. 2008. Tese (Livre Docência) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. . Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Meira, S. M. (2008). Estudo da imagem moderna para a criação publicitária (Tese (Livre Docência). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Meira SM. Estudo da imagem moderna para a criação publicitária. 2008 ;[citado 2024 abr. 24 ]
    • Vancouver

      Meira SM. Estudo da imagem moderna para a criação publicitária. 2008 ;[citado 2024 abr. 24 ]


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024