Exportar registro bibliográfico

O gabinê fluidificado e a fotografia dos espiritos no Brasil: a representação do invisivel no território da arte em diálogo com a figuração de fantasmas, aparições luminosas e fenômenos paranormais (2008)

  • Autores:
  • Autor USP: ANDRADE, MARIO CELSO RAMIRO DE - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CAP
  • Assuntos: FOTOGRAFIA; FOTOGRAFIA ARTÍSTICA; FOTOGRAFIA; FENÔMENOS PARAPSICOLÓGICOS; FANTASMAS; PARANORMAIS; CRIAÇÃO ARTÍSTICA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta tese foi desenvolvida a partir de duas frentes de trabalho distintas, porém complementares: a primeira procura rastrear o surgimento e identificar a produção da chamada Fotografia dos Espíritos no Brasil, um acervo de imagens com características próprias, encontradas a partir do início do séc. XX no país, que registram as supostas manifestações espirituais e paranormais ocorridas em várias localidades brasileiras, ao longo de quase um século. São imagens que pretendem demonstrar a ocorrência de determinados fenômenos, sob determinadas condições, em determinados ambientes e, invariavelmente, na presença de testemunhas oculares e suas câmeras fotográficas. Numa outra frente, este trabalho propõe uma leitura da produção artística do autor, em diálogo com vários pressupostos da fotografia dos espíritos; dando continuidade ao trabalho que foi tema da dissertação de mestrado em poéticas visuais, defendida na Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia (Kunsthochschule für Medien Kôln), na Alemanha, em 1997. Ao associar essas duas frentes de trabalho, torna-se possível identificar várias zonas de intersecção entre a prática fotográfica "espiritual" e a produção artística aqui enfocada, revelando que objetos do conhecimento aparentemente distintos mostram-se intimamente implicados, quando analisados sob a perspectiva da arte
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 08.07.2008
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      RAMIRO, Mário. O gabinê fluidificado e a fotografia dos espiritos no Brasil: a representação do invisivel no território da arte em diálogo com a figuração de fantasmas, aparições luminosas e fenômenos paranormais. 2008. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-13072009-190522/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Ramiro, M. (2008). O gabinê fluidificado e a fotografia dos espiritos no Brasil: a representação do invisivel no território da arte em diálogo com a figuração de fantasmas, aparições luminosas e fenômenos paranormais (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-13072009-190522/
    • NLM

      Ramiro M. O gabinê fluidificado e a fotografia dos espiritos no Brasil: a representação do invisivel no território da arte em diálogo com a figuração de fantasmas, aparições luminosas e fenômenos paranormais [Internet]. 2008 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-13072009-190522/
    • Vancouver

      Ramiro M. O gabinê fluidificado e a fotografia dos espiritos no Brasil: a representação do invisivel no território da arte em diálogo com a figuração de fantasmas, aparições luminosas e fenômenos paranormais [Internet]. 2008 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-13072009-190522/


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024