SDQ (Strengths and Difficulties Questionnaire): identificação de características comportamentais de crianças leitoras (2008)
- Autores:
- Autor USP: ASSUMPCAO JUNIOR, FRANCISCO BAPTISTA - IP
- Unidade: IP
- DOI: 10.1590/s0102-37722008000400003
- Assuntos: PSICOLOGIA DA CRIANÇA; HABILIDADES PARA LEITURA; TESTES PSICOLÓGICOS
- Idioma: Português
- Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar características comportamentais em crianças com desenvolvimento típico de leitura, utilizando o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Este breve questionário é uma medida útil em psicopatologia aplicada a crianças e jovens de 4 a 16 anos. O SDQ é dividido em cinco sub-escalas: problemas no comportamento pró-social, hiperatividade, problemas emocionais, de conduta e de relacionamento. Participaram da pesquisa pais e professores de 74 crianças, que cursavam a 2ª, 3ª ou 4ª séries em uma escola pública de São Paulo. As crianças não apresentavam alterações no desenvolvimento geral e na linguagem, e nem problemas escolares. Pais e professores responderam ao questionário. As respostas ao SDQ diferiram entre pais e professores, e de acordo com o sexo e a série escolar das crianças. Estas diferenças podem refletir mudanças comportamentais e de comunicação, conseqüência de situações vivenciadas no período do desenvolvimento no qual se encontram
- Imprenta:
- Local: Brasília, DF
- Data de publicação: 2008
- Fonte:
- Título do periódico: Psicologia: Teoria e Pesquisa
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 24, n. 4, p. 407-413, 2008
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
STIVANIN, Luciene e SCHEUER, Claudia Ines e ASSUMPÇÃO JUNIOR, Francisco Baptista. SDQ (Strengths and Difficulties Questionnaire): identificação de características comportamentais de crianças leitoras. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 24, n. 4, p. 407-413, 2008Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0102-37722008000400003. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Stivanin, L., Scheuer, C. I., & Assumpção Junior, F. B. (2008). SDQ (Strengths and Difficulties Questionnaire): identificação de características comportamentais de crianças leitoras. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 24( 4), 407-413. doi:10.1590/s0102-37722008000400003 -
NLM
Stivanin L, Scheuer CI, Assumpção Junior FB. SDQ (Strengths and Difficulties Questionnaire): identificação de características comportamentais de crianças leitoras [Internet]. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2008 ; 24( 4): 407-413.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0102-37722008000400003 -
Vancouver
Stivanin L, Scheuer CI, Assumpção Junior FB. SDQ (Strengths and Difficulties Questionnaire): identificação de características comportamentais de crianças leitoras [Internet]. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2008 ; 24( 4): 407-413.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0102-37722008000400003 - Infestações, obsessões e possessões: proposta de um estudo
- A comilança: (La grande bouffe)
- Deficiência mental: sexualidade e família
- Autismo associado à síndrome de Dandy-Walker: relato de caso
- Harry Potter e o mágico: ritual de crescimento
- Diagnóstico diferencial dos transtornos abrangentes de desenvolvimento
- The baby alarm distress Scale in Down syndrome: a validity study
- O estresse em crianças e adolescentes com síndrome de Williams-Beuren no contexto escolar
- Esquizofrenia na infância e na adolescência
- O desejo do apaixonado nas relações conjugais e extraconjugais: uma revisão narrativa da literatura?
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0102-37722008000400003 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas