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Filosofia no ensino médio e o problema da formação política: uma discussão sob a perspectiva da teoria crítica (2007)

  • Autores:
  • Autor USP: DEINA, WANDERLEY JOSÉ - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDF
  • Assuntos: FILOSOFIA (ESTUDO E ENSINO); ENSINO MÉDIO; ENSINO E APRENDIZAGEM
  • Idioma: Português
  • Resumo: Qual o papel a ser desempenhado pela Filosofia no Ensino Médio? Partindo desta questão, tendo como base a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, este trabalho defende a tese de que a principal contribuição da filosofia para a educação reside em seu caráter eminentemente político. O seu ensino deve contribuir para a formação política dos estudantes, proporcionando um esclarecimento sobre as forças que pretendem guiá-los de forma heterônoma, para que eles possam construir a sua própria autonomia, tornando-se plenamente cidadãos, responsáveis por si e por toda a sociedade. O esclarecimento é entendido, à maneira de Kant, como a saída do homem de sua auto-inculpável menoridade. Para que a educação proporcione uma formação para a maioridade, o professor de Filosofia precisa articular-se com os demais educadores para a construção de uma educação crítica que reconheça a sua essência política. As principais forças da heteronomia, nas sociedades modernas, são representadas pela indústria cultural e pela racionalidade instrumental, que determinam de forma direta e indireta todo o processo educativo tradicional. Por isso, a disciplina de Filosofia precisa refletir, filosofando com os estudantes, sobre o caráter reacionário que a cultura pode assumir, quando fabricada pela indústria cultural. Ela precisa ser uma filosofia para a contradição e para a resistência às forças da heteronomia, para proporcionar aos estudantes as possibilidades concretas de emancipação, nãoapenas individual, mas de toda a humanidade
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 17.08.2007
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    • ABNT

      DEINA, Wanderley José. Filosofia no ensino médio e o problema da formação política: uma discussão sob a perspectiva da teoria crítica. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29012009-145425/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Deina, W. J. (2007). Filosofia no ensino médio e o problema da formação política: uma discussão sob a perspectiva da teoria crítica (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29012009-145425/
    • NLM

      Deina WJ. Filosofia no ensino médio e o problema da formação política: uma discussão sob a perspectiva da teoria crítica [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29012009-145425/
    • Vancouver

      Deina WJ. Filosofia no ensino médio e o problema da formação política: uma discussão sob a perspectiva da teoria crítica [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29012009-145425/


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