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Módulo específico de avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde para crianças e adolescentes que vivem com deficiência auditiva - ViDA (2009)

  • Authors:
  • Autor USP: REIS, ROBERTA ALVARENGA - EERP
  • Unidade: EERP
  • Sigla do Departamento: ERM
  • Subjects: QUALIDADE DE VIDA; PERDA AUDITIVA; AUDIOLOGIA PEDIÁTRICA
  • Language: Português
  • Abstract: A mensuração da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS) de crianças e adolescentes que vivem com deficiência auditiva (DA) possibilita a avaliação do impacto dessa condição crônica em suas vidas, assim como dos benefícios decorrentes de intervenções terapêuticas e de resultados em serviços, que podem influenciar o processo de tomada de decisão para a definição de políticas, procedimentos clínicos e condutas terapêuticas e organizacionais das equipes de saúde. O processo de construção de um instrumento de mensuração de construtos subjetivos é longo e complexo. Torna-se ainda mais difícil se considerarmos as dificuldades de acesso à população envolvida e as limitações da comunicação por eles vivenciadas em decorrência da DA. Este trabalho, de abordagem mista (desenvolvimento simultâneo e seqüencial), descreve percurso metodológico para a definição das etapas iniciais para a construção de um instrumento para essa população, a partir de adaptação da metodologia descrita pelos projetos europeus DISABKIDS e KIDSCREEN. Assim, numa parceira entre Brasil e Alemanha, foram identificados aspectos relevantes da QVRS de crianças e adolescentes brasileiros e alemães com DA de grau leve a severo e usuários de prótese auditiva, segundo sua própria percepção bem como a percepção de seus pais ou cuidadores, tendo como estratégia central a técnica de realização de grupos focais. A partir dos aspectos relevantes foi possível a elaboração de itens para construção de uminstrumento, por ora denominado Viver com Deficiência Auditiva - ViDA, que foram submetidos a um processo de validação de aparência, conteúdo e semântica, visando as etapas de redução dos itens, no total de 57 no momento. Este processo envolveu especialistas da área da saúde e educação com experiência no trabalho com crianças e adolescentes com deficiência auditiva ou com a metodologia de construção de instrumentos, bem como as próprias crianças, adolescentes ) e seus pais. Uma primeira sugestão de redução de itens foi realizada seguindo Análise Clinimétrica. Os resultados apontam que os itens do ViDA foram considerados importantes pelos especialistas, refletem o construto em questão, e, em geral, são bem compreendidos, pelas crianças e adolescentes com bom desenvolvimento de linguagem. Requerem, entretanto, ainda ajustes para a auto-aplicação e maior refinamento dos itens para se adequar à realidade brasileira. Após, deverá ser re-submetido aos especialistas, submetido a processo piloto, estudo de campo e verificação das propriedades psicométricas, quando poderá ser disponibilizado para uso. Os conceitos e domínios utilizados na elaboração do ViDA poderão auxiliar na elaboração e planejamento de ações, a fim de que contemplem, de fato, as necessidades evidenciadas por essa população. Desta forma, o ViDA pode se configurar em uma medida quantitativa válida e confiável da QVRS de crianças e adolescentes com DA
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 06.02.2009
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      REIS, Roberta Alvarenga. Módulo específico de avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde para crianças e adolescentes que vivem com deficiência auditiva - ViDA. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-19022009-140912/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Reis, R. A. (2009). Módulo específico de avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde para crianças e adolescentes que vivem com deficiência auditiva - ViDA (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-19022009-140912/
    • NLM

      Reis RA. Módulo específico de avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde para crianças e adolescentes que vivem com deficiência auditiva - ViDA [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-19022009-140912/
    • Vancouver

      Reis RA. Módulo específico de avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde para crianças e adolescentes que vivem com deficiência auditiva - ViDA [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-19022009-140912/

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