Exportar registro bibliográfico

Letramentos na sociedade digital: navegar é e não é preciso (2008)

  • Autores:
  • Autor USP: TAKAKI, NARA HIROKO - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLM
  • Assuntos: INTERNET; CONHECIMENTO; AUTORIA; HERMENÊUTICA (CRÍTICA); LETRAMENTO; EDUCAÇÃO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Considerando-se que a tecnologia assume um papel importante nos debates atuais sobre educação em virtude da rapidez e multiplicidade de seus efeitos na sociedade em rede (Castells, 2006), a presente pesquisa enfoca os letramentos como questão crucial à aprendizagem. O objetivo desta tese é investigar como estudantes universitários, usuários da Internet, de diferentes cursos, em universidades públicas e privadas, constroem sentidos, a partir de seus contextos sócio-culturais, em relação às diferentes formas de prática social e respectivas epistemologias. Para realizar esta pesquisa, um site foi criado no qual os participantes, hiperleitores, interagiam entre si, escolhendo temas de uma gama de modalidades as quais incluíam imagens, vídeo games, charges, conteúdo de emails, filmes, músicas, lendas urbanas e notícias de outras formas midiáticas. Esta tese baseia-se em concepções recentes sobre letramentos, principalmente o letramento crítico, como uma prática social. Nessa perspectiva, a construção de epistemologia, realidade e autoria são sempre concebidas como sendo situadas, múltiplas, contestáveis e sujeitas à transformação, conforme salientam Cope, Kalantzis, 2000; Gee, 2004; Lankshear, Knobel, 2005; Muspratt, Luke, Freebody, 1997. Nesta, procuro estabelecer uma conexão entre letramento crítico, hermenêutica crítica (Ricoeur, 1978) e desconstrução (Derrida, 1997). A conclusão revela que a Internet representa um espaço propício para a construção deconhecimento e sugere, como no título Letramentos na sociedade digital: navegar é e não é preciso, que certeza e incerteza coexistem no processo de navegação, conforme a construção de sentidos dos participantes na qual visões convencionais e mais críticas se mesclam
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 24.11.2008
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      TAKAKI, Nara Hiroko. Letramentos na sociedade digital: navegar é e não é preciso. 2008. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-05022009-113813/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Takaki, N. H. (2008). Letramentos na sociedade digital: navegar é e não é preciso (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-05022009-113813/
    • NLM

      Takaki NH. Letramentos na sociedade digital: navegar é e não é preciso [Internet]. 2008 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-05022009-113813/
    • Vancouver

      Takaki NH. Letramentos na sociedade digital: navegar é e não é preciso [Internet]. 2008 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-05022009-113813/


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024