Adoção e exclusão insidiosa: O imaginário de professores sobre a criança adotiva (2008)
- Autores:
- Autor USP: VAISBERG, TANIA MARIA JOSE AIELLO - IP
- Unidade: IP
- DOI: 10.1590/s1413-73722008000300010
- Assuntos: PROCESSOS COGNITIVOS; INTERAÇÃO PROFESSOR ALUNO; MARGINALIDADE SOCIAL
- Idioma: Português
- Resumo: A presente pesquisa focaliza o imaginário coletivo de professores sobre a criança adotiva por meio do uso do procedimento de desenhos-estórias com tema e de narrativas psicanalíticas elaboradas pelas pesquisadoras após as entrevistas individuais. O conjunto do material foi analisado de acordo com a teoria psicanalítica dos campos, permitindo a apreensão de dois campos psicológicos não-conscientes, o abandono infantil e a infertilidade, os quais se articulam e dão origem ao campo mais abrangente da exclusão radical da pessoalidade originária da criança adotada
- Imprenta:
- Local: Maringá, PR
- Data de publicação: 2008
- Fonte:
- Título do periódico: Psicologia em Estudo
- ISSN: 1807-0329
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 13, n.3, 495-502, 2008
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
PONTES, Mariana Leme da Silva et al. Adoção e exclusão insidiosa: O imaginário de professores sobre a criança adotiva. Psicologia em Estudo, v. 13, n. 3, 2008Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-73722008000300010. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Pontes, M. L. da S., Cabrera, J. C., Ferreira, M. C., & Aiello-Vaisberg, T. M. J. (2008). Adoção e exclusão insidiosa: O imaginário de professores sobre a criança adotiva. Psicologia em Estudo, 13( 3). doi:10.1590/s1413-73722008000300010 -
NLM
Pontes ML da S, Cabrera JC, Ferreira MC, Aiello-Vaisberg TMJ. Adoção e exclusão insidiosa: O imaginário de professores sobre a criança adotiva [Internet]. Psicologia em Estudo. 2008 ; 13( 3):[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1413-73722008000300010 -
Vancouver
Pontes ML da S, Cabrera JC, Ferreira MC, Aiello-Vaisberg TMJ. Adoção e exclusão insidiosa: O imaginário de professores sobre a criança adotiva [Internet]. Psicologia em Estudo. 2008 ; 13( 3):[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1413-73722008000300010 - Transicionalidade e intersubjetividade: contribuições de Winnicott à psicopatologia contemporânea
- Ser e fazer: arteterapia de inspiração winnicottiana com clínica da materialidade e de gesto
- Tecendo a pesquisa clínica em narrativas psicanalíticas
- O uso de fantoches psicanalistas em encontros terapêuticos
- Trajetos do sofrimento: rupturas e (re) criações de sentido
- Clínica winnicottiana para crianças
- "Uso do objeto" teoria à luz das contribuições de Winnicott
- O amor violenta: dom de iludir
- Terapias psicológicas e religião: um debate atual
- Ser e fazer: enquadres diferenciados na clínica winnicottiana
Informações sobre o DOI: 10.1590/s1413-73722008000300010 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas