Influência do Treino em Habilidades Sociais na relação professor-aluno: uma contribuição psicopedagógica para professores (2008)
- Autores:
- Autor USP: SILVARES, EDWIGES FERREIRA DE MATTOS - IP
- Unidade: IP
- DOI: 10.11606/issn.1980-7686.v3i5p68-90
- Assuntos: INTERAÇÃO PROFESSOR ALUNO; DISTÚRBIOS DO COMPORTAMENTO; HABILIDADE SOCIAL (TREINAMENTO)
- Idioma: Português
- Resumo: Neste estudo apresentamos os resultados do Treino em Habilidades Sociais para professores, utilizando o Módulo I do Programa de Educação Social e Afetiva (composto por três módulos), elaborado por Trianes e Muñoz (1994). O estudo teve por objetivos avaliar os efeitos desse treinamento na mudança de percepção dos professores a respeito dos alunos e deles sobre si mesmos, em relação às suas competências ou dificuldades comportamentais e emocionais. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Teachers Report Form (TRF) e Youth Self Report (YSR), ambos de Achenbach (1991). Os resultados apontaram efeitos positivos em relação ao treinamento, bem como a aproximação entre as percepções dos professores sobre os alunos e destes sobre si mesmos após a intervenção, além de mostrar a importância de a Escola abrir um espaço em sua programação para o ensino de habilidades sociais de relacionamento
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa - Acoalfa - plp
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 3, n. 5, 2008
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
SILVA, Dalva Alves e AZNAR-FARIAS, Maria e SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. Influência do Treino em Habilidades Sociais na relação professor-aluno: uma contribuição psicopedagógica para professores. Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa - Acoalfa - plp, v. 3, n. 5, 2008Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v3i5p68-90. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Silva, D. A., Aznar-Farias, M., & Silvares, E. F. de M. (2008). Influência do Treino em Habilidades Sociais na relação professor-aluno: uma contribuição psicopedagógica para professores. Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa - Acoalfa - plp, 3( 5). doi:10.11606/issn.1980-7686.v3i5p68-90 -
NLM
Silva DA, Aznar-Farias M, Silvares EF de M. Influência do Treino em Habilidades Sociais na relação professor-aluno: uma contribuição psicopedagógica para professores [Internet]. Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa - Acoalfa - plp. 2008 ; 3( 5):[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v3i5p68-90 -
Vancouver
Silva DA, Aznar-Farias M, Silvares EF de M. Influência do Treino em Habilidades Sociais na relação professor-aluno: uma contribuição psicopedagógica para professores [Internet]. Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa - Acoalfa - plp. 2008 ; 3( 5):[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v3i5p68-90 - O papel do registro de observação de comportamento e da quantificação no diagnóstico clínico comportamental
- Encaminhamento de criancas para atendimento psicologico por professoras e sua relacao com o sexo das criancas
- Encaminhamento de criancas para atendimento psicologico por professoras e sua relacao com o sexo das criancas
- O uso do aparelho de alarme de urina no tratamento comportamental de crianças enuréticas
- Vivências e expectativas sobre a menopausa: ouvindo professoras de primeiro e segundo grau de escolas públicas da zona leste de São Paulo
- Psicologia da saúde em hospital escola: extensão de serviços à comunidade acadêmica
- Esta obra foi idealizada e organizada...[Apresentação]
- Formas alternativas de atendimento psicológico em clínicas-escola: Grupos de espera recreativos no Isntituto de Psicologia - USP
- Grupo de espera recreativo como instrumento de avaliação diagnóstica
- Dificuldades no diagnostico comportamental: algumas possiveis causas e decorrencias
Informações sobre o DOI: 10.11606/issn.1980-7686.v3i5p68-90 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas