Impactos econômicos e ambientais decorrentes do estado de conservação das rodovias brasileiras (2008)
- Authors:
- Autor USP: CAIXETA FILHO, JOSE VICENTE - ESALQ
- Unidade: ESALQ
- DOI: 10.1590/S0103-20032008000300006
- Subjects: IMPACTOS AMBIENTAIS; RODOVIAS; TRANSPORTE DE CARGA
- Language: Português
- Abstract: Devido à importância do modal rodoviário para a economia brasileira no que diz respeito à sua participação na matriz de transporte de cargas, à elevada participação no consumo de combustíveis fósseis (óleo diesel) e nas emissões de CO2, este artigo avalia se rodovias em melhores estados de conservação implicam benefícios econômicos e ambientais. Os benefícios econômicos disseram respeito à avaliação dos seguintes parâmetros: consumo de combustível, tempo de viagem e gasto com manutenção do veículo. Já os benefícios ambientais referiram-se às reduções das externalidades negativas resultantes da diminuição nas emissões de CO2Foram realizadas coletas de dados primários relacionados ao desempenho observado em caminhões (dotados de computadores de bordo para auxiliar na coleta dos dados) em rodovias com diferentes condições de infra-estrutura. Num total de 20 viagens realizadas, foram observados o consumo de combustível e o perfil das velocidades em duas rotas em diferentes estados de conservação (Campo Grande a Santos e Rondonópolis a Campo Grande). Os resultados indicaram a existência de benefícios econômicos e ambientais para as rotas em melhor estado de conservação
- Imprenta:
- Publisher place: Piracicaba
- Date published: 2008
- Source:
- Título do periódico: Revista de Economia e Sociologia Rural
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 46, n. 3, p. 703-738, jul./set. 2008
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
BARTHOLOMEU, Daniela Bacchi e CAIXETA FILHO, José Vicente. Impactos econômicos e ambientais decorrentes do estado de conservação das rodovias brasileiras. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 46, n. 3, p. 703-738, 2008Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-20032008000300006. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Bartholomeu, D. B., & Caixeta Filho, J. V. (2008). Impactos econômicos e ambientais decorrentes do estado de conservação das rodovias brasileiras. Revista de Economia e Sociologia Rural, 46( 3), 703-738. doi:10.1590/S0103-20032008000300006 -
NLM
Bartholomeu DB, Caixeta Filho JV. Impactos econômicos e ambientais decorrentes do estado de conservação das rodovias brasileiras [Internet]. Revista de Economia e Sociologia Rural. 2008 ; 46( 3): 703-738.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S0103-20032008000300006 -
Vancouver
Bartholomeu DB, Caixeta Filho JV. Impactos econômicos e ambientais decorrentes do estado de conservação das rodovias brasileiras [Internet]. Revista de Economia e Sociologia Rural. 2008 ; 46( 3): 703-738.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S0103-20032008000300006 - Comparação entre as tarifas de armazenagem de milho nas regiões centro-oeste, sudeste e sul do Brasil
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Informações sobre o DOI: 10.1590/S0103-20032008000300006 (Fonte: oaDOI API)
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