Educação pública: falta de prioridade do poder público ou desinteresse da sociedade? (2007)
- Autores:
- Autores USP: PELICIONI, MARIA CECILIA FOCESI - FSP ; PEREIRA, ISABEL MARIA TEIXEIRA BICUDO - FSP
- Unidade: FSP
- DOI: 10.7322/jhgd.19844
- Assuntos: ENSINO FUNDAMENTAL; ENSINO MÉDIO; ENSINO PÚBLICO (QUALIDADE); PROMOÇÃO DA SAÚDE; PESQUISA QUALITATIVA
- Idioma: Português
- Resumo: A sociedade brasileira não dispõe de uma educação púbica de qualidade por não ser esta uma prioridade do poder público, por outro lado o poder público não a prioriza por não ser uma demanda da sociedade. Acredita-se que para legitimar qualquer diálogo e iniciativa no campo da educação precisa-se envolver os seus legítimos protagonistas, os professores. Realizou-se, desta forma, uma pesquisa + qualitativa com professores de uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de São Paulo, buscando identificar, por meio de entrevistas semi-estruturadas, as suas representações sociais sobre o atual papel da escola pública e as iniciativas do poder público que buscam integrar áreas como a saúde e o meio ambiente no espaço escolar. No eixo de investigação aqui discutido, o poder público e a escola pública, constatou-se que o assistencialismo, a ineficiência de políticas públicas e o desconhecimento da escola pelos gestores públicos são evidências do descaso do Estado para o desenvolvimento de uma escola de qualidade, sendo esses alguns dos determinantes do descumprimento do papel da instituição escola. O professor tem se sentido cada vez mais impotente, desvalorizado e desinteressado pela educação pública. Assim, cabe à sociedade assumir sua responsabilidade diante do ensino público e ao poder público cabe não só compreender, mas, principalmente vivenciar a escola estabelecendo um diálogo verdadeiro e profundo com o professor, buscando, por meio da educação, umatransformação social sustentável baseada em valores humanos mais éticos e mais justos
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano
- ISSN: 0104-1282
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 17, n. 3, p. 8-20, set.-dez. 2007
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: publisher-specific-oa
-
ABNT
MARQUES, Elias Pereira e PELICIONI, Maria Cecília Focesi e BICUDO PEREIRA, Isabel Maria Teixeira. Educação pública: falta de prioridade do poder público ou desinteresse da sociedade?. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 17, n. 3, p. 8-20, 2007Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.7322/jhgd.19844. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Marques, E. P., Pelicioni, M. C. F., & Bicudo Pereira, I. M. T. (2007). Educação pública: falta de prioridade do poder público ou desinteresse da sociedade? Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 17( 3), 8-20. doi:10.7322/jhgd.19844 -
NLM
Marques EP, Pelicioni MCF, Bicudo Pereira IMT. Educação pública: falta de prioridade do poder público ou desinteresse da sociedade? [Internet]. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano. 2007 ; 17( 3): 8-20.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.7322/jhgd.19844 -
Vancouver
Marques EP, Pelicioni MCF, Bicudo Pereira IMT. Educação pública: falta de prioridade do poder público ou desinteresse da sociedade? [Internet]. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano. 2007 ; 17( 3): 8-20.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.7322/jhgd.19844 - Experiência transdisciplinar nos programas e propostas de promoção da saúde
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Informações sobre o DOI: 10.7322/jhgd.19844 (Fonte: oaDOI API)
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