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Do sentido da contingência à contingência da formação: um estudo discursivo sobre a formação de professores de inglês (2008)

  • Autores:
  • Autor USP: COSTA, MARCO ANTONIO MARGARIDO - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLM
  • Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; LÍNGUA INGLESA (ESTUDO E ENSINO); ANÁLISE DO DISCURSO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Recentes transformações sociais, muitas das quais ocorridas sob o signo da pós-modernidade, trazem implicações, que são merecedoras de investigação, para o plano educacional, notadamente, no âmbito das propostas curriculares e da formação de professores, segundo reflexões de Giroux (1988), Kincheloe (1993), Silva (1993, 1999), Usher e Edwards (1994), Lindblad e Popkewitz (2004), entre outros. Assim, o objetivo do presente estudo é investigar e analisar o funcionamento do discurso político-educacional e didático-pedagógico da for.mação de professores de inglês, à luz da Analise de Discurso de orientação pecheutiana e de conceitos de Foucault (1969, 1971, 1975, 1979). Para tanto, examina orientações curriculares, quais sejam: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, e, Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Letras. Além dessa parte documental, o estudo traz análise de entrevistas com professores e alunos de cursos de formação de professores de inglês em duas instituições de ensino superior, no estado de São Paulo, sendo uma pública e outra privada. A fim de contextualizar e inserir a contribuição do trabalho, o estudo apresenta e examina, primeiramente, algumas pesquisas sobre a formação de professores, de modo geral, bem como sobre a formação de professores de inglês, mais especificamente, além de discussões curriculares recentes em nívelmundial e nacional. Diferentemente da modernidade, com a pós-modernidade, determinados conceitos e fundamentos, )tais como: o descentramento e a desestabilização das "verdades", a flexibilidade, a ambivalência, a contingência etc., ganham maior evidência. Partindo da premissa que ambas as perspectivas (modernidade e pós-modernidade) habitam o imaginário discursivo educacional, o estudo elege algumas dimensões de ocorrências da ambivalência nesse contexto, observando como o funcionamento discursivo revela uma noção de contingência sempre presente, fruto' de uma ambivalência constitutiva da linguagem, dos sentidos, das relações sociais e dos sujeitos aí inseridos, conforme postulam Pêcheux (1975, 1983), Rorty (1989), Bhabha (1994) e Bauman (1991, 2000, 2004). Aponta, também, para materializações lingüísticas e discursivas que sugerem a permanência de ideais modernistas no discurso analisado, explorando seus efeitos para a formação de professores de inglês. Conclui que os efeitos de sentido, destacados no discurso, revelam um adiamento constante da formação de professores de inglês. Finalmente, apresenta alguns aspectos que podem ser valorizados a fim de provocar deslocamentos de sentidos no plano curricular e formativo
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 26.05.2008

  • Como citar
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    • ABNT

      COSTA, Marco Antônio Margarido. Do sentido da contingência à contingência da formação: um estudo discursivo sobre a formação de professores de inglês. 2008. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Costa, M. A. M. (2008). Do sentido da contingência à contingência da formação: um estudo discursivo sobre a formação de professores de inglês (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Costa MAM. Do sentido da contingência à contingência da formação: um estudo discursivo sobre a formação de professores de inglês. 2008 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Costa MAM. Do sentido da contingência à contingência da formação: um estudo discursivo sobre a formação de professores de inglês. 2008 ;[citado 2024 abr. 23 ]

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