O processo de aprendizagem escutando os moradores: o que pensam sobre a saúde e doença? (2008)
- Autores:
- Autores USP: CHIESA, ANNA MARIA - EE ; MAEDA, SAYURI TANAKA - EE
- Unidade: EE
- Assuntos: ATITUDE FRENTE À SAÚDE; ATITUDES FRENTE À DOENÇA; ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO)
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: A valorização do ensino de graduação é fato na Universidade de São Paulo, propondo ao aluno, sujeito do processo de aprendizagem. Objetivo: analisar a concepção de saúde e doença da população moradora, sob a perspectiva da promoção da saúde. Metodologia: o corpo docente da disciplina de Fundamentos e Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva e alunos de 3º ao 6º semestres, aliam ao processo de aprendizagem, pesquisa de caráter pedagógico. A aplicação ocorreu em 2006, por meio de entrevistas junto aos docentes, respeitando as normas de ética em pesquisa. O instrumento utilizado propiciou o reconhecimento geral das famílias e escuta no que tange à concepção de saúde e doença das famílias: a) o que é ser saudável e quem a entrevistadora considera saudável? b) Quais são as principais preocupações presentes na família? As respostas foram categorizadas em núcleos temáticos: 1) saúde como fato biológico; entendimento sobre serviço de saúde; a cuidar-se do cotidiano e a necessidade de cuidar da saúde das famílias 2) questões relativas ao emprego e à situação financeira; o cuidado e as vulnerabilidas citadas pelos entrevistados. Resultados: a saúde é concebida como fator biológico; o fundamento da procura pelos serviços de saúde, somente em situações de adoecimento; relaciona-se a energia vital com a saúde, para fins de realização das tarefas do cotidiano e manter a relações sociais; emprego é uma necessidade, o trabalho gera renda e possibilita condiçõesde manutenção e controle sobre a vida das famílias. O cuidado e a vulnerabilidade citadas referem-se à dimensão do projeto de vida das famílias na perspectiva futura, com os filhos e parentes, pelo convívio de violência social. Conclusões: o contato com a realidade favorece a mobilização dos alunos para a compreensão da saúde e da doença, constituindo-se em uma oportunidade de síntese do depoimento das entrevistadas. Sendo que o aluno é um ser ativo e que o conhecimento é construído pelo sujeito na sua relação com os outros.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Trabalhos
- Nome do evento: Simpósio Pró-Saúde USP
-
ABNT
LIMA, Erika Assis de et al. O processo de aprendizagem escutando os moradores: o que pensam sobre a saúde e doença? 2008, Anais.. São Paulo: USP, 2008. Disponível em: http://www.pro-saude.hu.usp.br/trabalhos_final.aspx. Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Lima, E. A. de, Cabrelli, R., Chiesa, A. M., & Maeda, S. T. (2008). O processo de aprendizagem escutando os moradores: o que pensam sobre a saúde e doença? In Trabalhos. São Paulo: USP. Recuperado de http://www.pro-saude.hu.usp.br/trabalhos_final.aspx -
NLM
Lima EA de, Cabrelli R, Chiesa AM, Maeda ST. O processo de aprendizagem escutando os moradores: o que pensam sobre a saúde e doença? [Internet]. Trabalhos. 2008 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.pro-saude.hu.usp.br/trabalhos_final.aspx -
Vancouver
Lima EA de, Cabrelli R, Chiesa AM, Maeda ST. O processo de aprendizagem escutando os moradores: o que pensam sobre a saúde e doença? [Internet]. Trabalhos. 2008 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.pro-saude.hu.usp.br/trabalhos_final.aspx - Ensino com a prática de projetos de educação em saúde sob a perspectiva da promoção da saúde
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Tipo | Nome | Link | |
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