Estratégias de gerenciamento de potência em ônibus de transporte urbano elétrico híbrido série (2008)
- Autores:
- Autor USP: LOPES, JULIANA - EESC
- Unidade: EESC
- Sigla do Departamento: SEM
- Assuntos: VEÍCULOS; LÓGICA FUZZY; MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA; MOTORES ELÉTRICOS; MATLAB
- Idioma: Português
- Resumo: Unidades propulsoras híbrido elétricas são uma alternativa em potencial para a redução do consumo de combustível e emissões de poluentes, quando empregadas em veículos de transporte público. A configuração híbrido elétrica de interesse é a série, na qual as fontes de potência, para o motor elétrico de tração, são compostas por um banco de baterias e uma unidade formada pela junção entre um motor à combustão interna e um gerador. Na presente dissertação foi realizada a modelagem de um veículo elétrico híbrido série na qual diferentes estratégias de gerenciamento de potência foram investigadas. Dentre as estratégias de interesse, duas são fundamentadas em regras e a terceira em sistemas fuzzy. Resultados obtidos comprovaram que a fundamentada em sistemas fuzzy possibilita maior economia de combustível, permitindo que o motor à combustão interna forneça menos potência, face o emprego das baseadas em regras. Dessa forma, a utilização de sistemas fuzzy no gerenciamento de potência do veículo, permite o emprego de um motor à combustão menos potente, de menor custo, sem o comprometimento do desempenho do veículo. As simulações do presente modelo de veículo híbrido foram realizadas no ambiente Matlab/Simulink 7.3.0
- Imprenta:
- Local: São Carlos
- Data de publicação: 2008
- Data da defesa: 16.07.2008
-
ABNT
LOPES, Juliana. Estratégias de gerenciamento de potência em ônibus de transporte urbano elétrico híbrido série. 2008. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18149/tde-19012011-110222/. Acesso em: 20 abr. 2024. -
APA
Lopes, J. (2008). Estratégias de gerenciamento de potência em ônibus de transporte urbano elétrico híbrido série (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18149/tde-19012011-110222/ -
NLM
Lopes J. Estratégias de gerenciamento de potência em ônibus de transporte urbano elétrico híbrido série [Internet]. 2008 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18149/tde-19012011-110222/ -
Vancouver
Lopes J. Estratégias de gerenciamento de potência em ônibus de transporte urbano elétrico híbrido série [Internet]. 2008 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18149/tde-19012011-110222/
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas