Estrutura de prática e freqüência de "feedback" extrínseco na aprendizagem de habilidades motoras (2008)
- Authors:
- Autor USP: CORREA, UMBERTO CESAR - EEFE
- Unidade: EEFE
- Subjects: APRENDIZAGEM MOTORA; HABILIDADES MOTORAS (EDUCAÇÃO FÍSICA)
- Language: Português
- Abstract: O objetivo desse estudo foi investigar os efeitos de diferentes estruturas de prática e freqüências de "feedback" extrínseco na aprendizagem de habilidades motoras. Foram participantes 144 crianças entre 11 e 12 anos de idade. A tarefa foi o saque por cima do voleibol, executada com o objetivo de fazer com que a bola acertasse o centro de um alvo redondo localizado no lado oposto da quadra. As crianças foram distribuídas em oito grupos que resultaram da combinação das práticas constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante com as freqüências de "feedback" extrínseco de 100% e 33%. O "feedback" extrínseco manipulado foi o conhecimento de performance (CP), sendo que o mesmo foi baseado em uma lista de hierarquia de fornecimento de CP. A prática aleatória sozinha e em combinação com a prática constante foi manipulada em termos de diferentes regiões do saque. O estudo envolveu duas fases: estabilização e adaptação, com a execução de 130 e 30 tentativas, respectivamente. As variáveis dependentes referiram-se à pontuação relativa à meta do saque e ao padrão de movimento. Utilizou-se para análises intragrupo o teste de Friedman e para as análises entre grupos o teste Kruskal Wallis. Os resultados mostraram que não houve melhora no desempenho durante a fase de estabilização e que na fase de adaptação o desempenho de todos os grupos foi piorado, em relação à fase anterior. Sendo assim, os resultados não permitem concluir sobre os efeitos dediferentes estruturas de prática e freqüências de "feedback" extrínseco, uma vez que não foi constatada ocorrência de aprendizagem
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
- Volume/Número/Paginação/Ano: v.22 ,n.2, p.103-118, 2008
-
ABNT
TERTULIANO, Ivan Wallan et al. Estrutura de prática e freqüência de "feedback" extrínseco na aprendizagem de habilidades motoras. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 22 , n. 2, p. 103-118, 2008Tradução . . Disponível em: http://www.usp.br/eef/rbefe/v22n22008/2_RBEFE_v22_n2_2008_p103.pdfO. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Tertuliano, I. W., Souza Júnior, O. P. de, Silva Filho, A. S. da, & Corrêa, U. C. (2008). Estrutura de prática e freqüência de "feedback" extrínseco na aprendizagem de habilidades motoras. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 22 (2), 103-118. Recuperado de http://www.usp.br/eef/rbefe/v22n22008/2_RBEFE_v22_n2_2008_p103.pdfO -
NLM
Tertuliano IW, Souza Júnior OP de, Silva Filho AS da, Corrêa UC. Estrutura de prática e freqüência de "feedback" extrínseco na aprendizagem de habilidades motoras [Internet]. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. 2008 ;22 (2): 103-118.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.usp.br/eef/rbefe/v22n22008/2_RBEFE_v22_n2_2008_p103.pdfO -
Vancouver
Tertuliano IW, Souza Júnior OP de, Silva Filho AS da, Corrêa UC. Estrutura de prática e freqüência de "feedback" extrínseco na aprendizagem de habilidades motoras [Internet]. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. 2008 ;22 (2): 103-118.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.usp.br/eef/rbefe/v22n22008/2_RBEFE_v22_n2_2008_p103.pdfO - O efeito de diferentes disbribuições da prática constante-aleatória no processo adaptativo na aquisição de habilidades motoras: manipulação de exigências motoras/efetivas da tarefa1
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