Educação Física como área de conhecimento na Escola de Educação Física e Esporte da USP: um estudo da sua trajetória e constituição a partir do seu periódico institucional (2008)
- Authors:
- Autor USP: TANI, GO - EEFE
- Unidade: EEFE
- Subjects: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA; EDUCAÇÃO FÍSICA (ASPECTOS SOCIAIS); CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
- Language: Português
- Abstract: O objetivo do estudo foi investigar a trajetória da Educação Física como uma área de conhecimento na Escola de Educação Física e Esporte da USP. Considerou-se como fonte para análise da pesquisa os editoriais publicados entre 1986 a 2004 na Revista Brasileira de Educação Física e Esporte e o discurso de posse do diretor da Escola publicado em 1988 - posto que a Revista representa um periódico científico da própria instituição. Utilizou-se como tratamento metodológico a análise de conteúdo proposta por BOURDIEU (1983). Observou-se que houve, nesse período, um forte investimento institucional em produzir, organizar e sistematizar conhecimentos, aumentando a sua visibilidade e presença no cenário universitário. No entanto, a definição de uma clara identidade acadêmica, ou seja, uma estrutura que oriente a produção, a organização, a disseminação e a aplicação do conhecimento, ainda se constitui uma necessidade imperativa para a sua consolidação como uma área de conhecimento
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
- Volume/Número/Paginação/Ano: n.1, p.35-44, 2008
-
ABNT
SILVEIRA, Sérgio Roberto e TANI, Go. Educação Física como área de conhecimento na Escola de Educação Física e Esporte da USP: um estudo da sua trajetória e constituição a partir do seu periódico institucional. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, n. 1, p. 35-44, 2008Tradução . . Disponível em: http://www.usp.br/eefe/rbefe/v22n12008/3_RBEFE_v22_n1_2008_p35.pdf. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Silveira, S. R., & Tani, G. (2008). Educação Física como área de conhecimento na Escola de Educação Física e Esporte da USP: um estudo da sua trajetória e constituição a partir do seu periódico institucional. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, (1), 35-44. Recuperado de http://www.usp.br/eefe/rbefe/v22n12008/3_RBEFE_v22_n1_2008_p35.pdf -
NLM
Silveira SR, Tani G. Educação Física como área de conhecimento na Escola de Educação Física e Esporte da USP: um estudo da sua trajetória e constituição a partir do seu periódico institucional [Internet]. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. 2008 ;(1): 35-44.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.usp.br/eefe/rbefe/v22n12008/3_RBEFE_v22_n1_2008_p35.pdf -
Vancouver
Silveira SR, Tani G. Educação Física como área de conhecimento na Escola de Educação Física e Esporte da USP: um estudo da sua trajetória e constituição a partir do seu periódico institucional [Internet]. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. 2008 ;(1): 35-44.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.usp.br/eefe/rbefe/v22n12008/3_RBEFE_v22_n1_2008_p35.pdf - Tempo de movimento e aprendizagem de uma tarefa de timing antecipatório em idosos
- Tempo de reação e a aprendizagem de uma tarefa de timing antecipatório em idosos
- Tempo de movimento e aprendizagem de uma tarefa de timing antecipatório em idosos
- Mesa redonda: aprendizagem motora
- Estudo dos objetivos da educação física expressos por estudantes universitários
- Pesquisa e pós-graduação em educação física
- Efeitos da atividade durante o intervalo pos-cr no processo adaptativo em aprendizagem motora
- Arte e ciência da habilidade de não ser fintado
- Effects of frequency of kr in the adaptive process in motor learning
- Efeito da precisao do conhecimento de resultado no processo adaptativo em aprendizagem motora
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas