A dupla face de Abrahão: o ser humano como ser intelectual e social na filosofia do Maharal (2008)
- Autores:
- Autor USP: PINTO NETO, SAMUEL - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLO
- Assunto: JUDAÍSMO (ASPECTOS FILOSÓFICOS;HISTÓRIA)
- Idioma: Português
- Resumo: O presente trabalho visa apresentar o sistema educacional proposto pelo rabino Yehuda Leib, filho de Betsalel (?1526-1609), mais conhecido na literatura judaica como "Maharal". Sua filosofia educacional será apresentada em três partes estruturais do seu pensamento: Indivíduo, Comunidade e Nação. O Maharal defendeu seu pensamento de forma concisa e autônoma, sem pre fundamentado na literatura clássica do judaísmo e por meio do diálogo com o mundo externo e interno. Assim, ele levantou sua voz contra as escolas judaicas ashkenazitas dos séculos XVI e XVII, defendeu a recolocação curricular do Talmud no sistema educacional judaico europeu de então, com as implicações inerentes a essa medida. O pensamento do Maharal trará à tona sua visão particular de mundo e do ser humano, e nas fontes bíblicas e talmúdicas alicerçará a construção de suas crenças pedagógicas
- Imprenta:
- Data da defesa: 05.06.2008
-
ABNT
PINTO NETO, Samuel. A dupla face de Abrahão: o ser humano como ser intelectual e social na filosofia do Maharal. 2008. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. . Acesso em: 17 abr. 2024. -
APA
Pinto Neto, S. (2008). A dupla face de Abrahão: o ser humano como ser intelectual e social na filosofia do Maharal (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Pinto Neto S. A dupla face de Abrahão: o ser humano como ser intelectual e social na filosofia do Maharal. 2008 ;[citado 2024 abr. 17 ] -
Vancouver
Pinto Neto S. A dupla face de Abrahão: o ser humano como ser intelectual e social na filosofia do Maharal. 2008 ;[citado 2024 abr. 17 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas