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Processamento auditivo nos quadros de distúrbio específico de linguagem e aprendizagem com ou sem alteração de neuroimagem (2008)

  • Autores:
  • Autor USP: HAGE, SIMONE ROCHA DE VASCONCELLOS - FOB
  • Unidade: FOB
  • Assuntos: PERCEPÇÃO AUDITIVA; TRANSTORNOS DA AUDIÇÃO; TRANSTORNOS DA LINGUAGEM; TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
  • Idioma: Português
  • Resumo: Estudos atuais têm correlacionado estudos de linguagem e aprendizagem com polimicrogiria. A polimicrogiria perisylviana refere-se a uma malformação do desenvolvimento cortical decorrente de migração neuronal tardia ou organização cortical anormal, podendo ser vista em exame de neuroimagem, como a Ressonância Magnética. A maior porção do córtex auditivo em humanos é localizada no plano temporal superior que é definido pelo sulco temporal da fissura de Sylvius. Quando a lesão envolve toda a extensão da fissura sylviana, pode ser denominada de polimicrogira difusa e quando envolve apenas parte posterior da região parietooccipital, polimicrogiria restrita. Alterações estruturais mínimas nesta região podem comprometer o processamento da informação auditiva e estar correlacionadas a distúrbios de linguagem e aprendizagem.Objetivo: Verificar o desempenho de 14 indivíduos com distúrbio específico de linguagem e/ou aprendizagem com e sem polimicrogiria em provas de processamento auditivo. Metodologia: Participaram deste estudo 14 probandos, de ambos os gêneros (10 do gênero masculino) e faixa etária de oito a 16 anos de idade, sendo quatro com polimicrogiria perisylviana difusa (GI), seis com polimicrogiria parietal posterior bilateral (restrita) (GII) e quatro com RM normal (GIII). Os indivíduos foram submetidos à avaliação neurológica, neuropsicológica (WISC-III), avaliação audiológica, de linguagem, tanto na modalidade oral como escrita para atender aoscritérios de inclusão para DEL e/ou Distúrbio de Aprendizagem. Os pacientes apresentaram: avaliação neurológica clínica sem sintomatologia neurológica clássica, QI global igual ou superior a 80, audição periférica dentro da normalidade, desempenho abaixo do esperado para a idade mental e cronológica em testes de linguagem oral, amostra de linguagem oral e testes de leitura, escrita e cálculo. ) Os pacientes foram submetidos aos seguintes testes do processamento auditivo: testes auditivos centrais comportamentais (Random Gap Detection Test ou Random Gap Detection Test Expandid, Teste Dicótico de Dígitos e Teste Dicótico Não-Verbal). Resultados: Dentre os três grupos, o GI apresentou alteração de resolução temporal nos quatro indivíduos, de integração biaural em dois indivíduos e de separação biaural em quatro indivíduos, sendo três com prejuízo na atenção direcionada às orelhas direita e/ou esquerda. O GII apresentou alteração de resolução temporal, de integração biaural e separação biaural em três indivíduos. No GIII, houve apenas uma alteração em resolução temporal e duas em separação biaural. Conclusão: verificou-se presença de alterações nas diferentes habilidades do processamento auditivo testadas, justificadas pela correlação da região perisylviana e córtex auditivo. A proximidade da fissura de sylvius com áreas auditivas e suas correlações com a linguagem e aprendizagem também faz com que uma alteração nesta área possa repercutir nas demais. Os indivíduoscom RM normal apresentaram melhor desempenho nas habilidades auditivas se comparados aos indivíduos com polimicrogiria (difusa ou restrita), podendo esta ser, na avaliação audiológica, um indicativo da necessidade de investigação de alterações estruturais mínimas para fins de diagnóstico e prognóstico terapêutico
  • Imprenta:
  • Fonte:
  • Nome do evento: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

  • Como citar
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    • ABNT

      BASCARIOL, Mirela et al. Processamento auditivo nos quadros de distúrbio específico de linguagem e aprendizagem com ou sem alteração de neuroimagem. 2008, Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2008. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Bascariol, M., Garcia, V. L., Hage, S. R. de V., Guimarães, C. A., Cendes, F., & Guerreiro, M. M. (2008). Processamento auditivo nos quadros de distúrbio específico de linguagem e aprendizagem com ou sem alteração de neuroimagem. In Anais. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
    • NLM

      Bascariol M, Garcia VL, Hage SR de V, Guimarães CA, Cendes F, Guerreiro MM. Processamento auditivo nos quadros de distúrbio específico de linguagem e aprendizagem com ou sem alteração de neuroimagem. Anais. 2008 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Bascariol M, Garcia VL, Hage SR de V, Guimarães CA, Cendes F, Guerreiro MM. Processamento auditivo nos quadros de distúrbio específico de linguagem e aprendizagem com ou sem alteração de neuroimagem. Anais. 2008 ;[citado 2024 abr. 19 ]


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