Educação diferenciada e trajetórias profissionais femininas (2008)
- Autor:
- Autor USP: PEROSA, GRAZIELA SERRONI - EACH
- Unidade: EACH
- DOI: 10.1590/s0103-20702008000100003
- Subjects: SOCIALIZAÇÃO; EDUCAÇÃO FEMININA; ESCOLA PARTICULAR; QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
- Language: Português
- Abstract: Este artigo tem como objetivo examinar os usos e os efeitos da passagem pelo sistema de ensino, focalizando estratégias desenvolvidas por famílias de dirigentes paulistas para controlar a educação escolar de suas filhas, em uma cidade em acelerado processo de urbanização, crescimento demográfico vertiginoso e de industrialização crescente como era São Paulo nas décadas de 1950 e 1960. Constituiu em objeto de estudo as trajetórias socioprofissionais de um grupo de mulheres, ex-alunas de três escolas católicas da cidade, para interrogar-se sobre a gênese dos investimentos femininos no mundo social. Os procedimentos de pesquisa incluiram uma pesquisa de campo, a aplicação de questionários e a realização de entrevistas biográficas com ex-professoras, diretoras das escolas e ex-alunas. Os resultados sugerem que o investimento diferenciado dessas mulheres sobre a esfera profissional está relacionado com a estrutura de patrimônio das famílias, as formas de estruturar a experiência escolar das meninas e os padrões de alianças matrimoniais realizadas por esse grupo de mulheres
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- Título do periódico: Tempo social : Revista de Sociologia da USP
- ISSN: 0103-2070
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 20, n. 1, p. 51-68, jun. 2008
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
PEROSA, Graziela. Educação diferenciada e trajetórias profissionais femininas. Tempo social : Revista de Sociologia da USP, v. 20, n. ju 2008, p. 51-68, 2008Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-20702008000100003. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Perosa, G. (2008). Educação diferenciada e trajetórias profissionais femininas. Tempo social : Revista de Sociologia da USP, 20( ju 2008), 51-68. doi:10.1590/s0103-20702008000100003 -
NLM
Perosa G. Educação diferenciada e trajetórias profissionais femininas [Internet]. Tempo social : Revista de Sociologia da USP. 2008 ; 20( ju 2008): 51-68.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-20702008000100003 -
Vancouver
Perosa G. Educação diferenciada e trajetórias profissionais femininas [Internet]. Tempo social : Revista de Sociologia da USP. 2008 ; 20( ju 2008): 51-68.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-20702008000100003 - Notas etnográficas sobre a desigualdade educacional brasileira
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Informações sobre o DOI: 10.1590/s0103-20702008000100003 (Fonte: oaDOI API)
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