A formação de professores de química em curso de licenciatura (2008)
- Authors:
- Autor USP: GASPARI, ALEXANDRE RODRIGUES - ENSCIENC
- Unidade: ENSCIENC
- Sigla do Departamento: QBQ
- Subjects: QUÍMICA (ESTUDO E ENSINO); FORMAÇÃO DE PROFESSORES (QUÍMICA); LICENCIATURA (QUÍMICA); PRÁTICA DE ENSINO (QUÍMICA)
- Language: Português
- Abstract: Esse estudo coloca em pauta a formação de professores de Química em curso de Licenciatura em uma perspectiva que aponta para a formação de professores reflexivos que atuem como investigadores na elaboração dos conhecimentos essenciais a uma prática eficiente em sala de aula. A pesquisa desenvolveu-se em três partes: análise das estruturas curriculares dos cursos de Licenciatura em Química (diurno) e Licenciatura Integrada Química/Física (noturno) dos anos de 1999 e 2007 da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); pesquisa de campo na disciplina de Prática de Ensino em Química e Estágio Supervisionado I e aplicação de questionários a licenciandos e licenciados desses cursos de Licenciatura em Química. Os resultados revelam a necessidade de uma revisão nos cursos de formação inicial de professores de Química e apontam o potencial de uma abordagem prático-reflexiva para essa formação como uma possível contribuição para as necessárias mudanças no ensino de Química em nossas escolas
- Imprenta:
- Data da defesa: 20.06.2008
-
ABNT
GASPARI, Alexandre Rodrigues. A formação de professores de química em curso de licenciatura. 2008. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Gaspari, A. R. (2008). A formação de professores de química em curso de licenciatura (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Gaspari AR. A formação de professores de química em curso de licenciatura. 2008 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Gaspari AR. A formação de professores de química em curso de licenciatura. 2008 ;[citado 2024 abr. 24 ]
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas