O uso de técnicas estatísticas multivariadas em dissertações e teses sobre o comportamento do consumidor: um estudo explorátorio (2008)
- Autores:
- Autor USP: PREARO, LEANDRO CAMPI - FEA
- Unidade: FEA
- Sigla do Departamento: EAD
- Assuntos: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR; ANÁLISE MULTIVARIADA; ANÁLISE DE DADOS
- Idioma: Português
- Resumo: A presente dissertação teve como principal objetivo avaliar o nível de adequações das técnicas estatísticas de análise multivariada em dissertações e teses da área de Marketing, na temática do comportamento do consumidor, entre 1997 e 2006, apresentadas aos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e da Escola de Administração de Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para atender a esse objetivo, buscou-se organizar um referencial teórico que subdisiasse a discussão sobre os objetivos de aplicação de cada uma das técnicas, bem como que subdisiasse a contrução de um procedimento de avaliação a partir do atendimento a premissas subjacentes ao uso dessas técnicas. Foram analisados cinquenta e seis estudos com aplicação das técnicas multivariadas, dentre os cento e noventa e seis estudos disponíveis sobre a temática em referência no período. Desse universo, delimitou-se o público-alvo em noventa e nove aplicações dessas técnicas. A adequação da aplicação das técnicas às necessidades dos problemas de pesquisa foi verificada em 100% dos casos. Entretanto, quanto ao atendimento às premissas, o resultado foi negativo: apenas 16,8% das aplicações mostraram-se adequadas, atendendo a todas as premissas exigidas. As técnicas de Análise Fatorial Exploratória foi a mais utilizada no período, seguida da Modelagem de Equações Estruturais e da Análise de Regresão. As premissas mais verificadas forama de sensibilidade ao tamanho da amostra e a de padronização dos dados; as menos verificadas foram as premissas de normalidade multivariada, linearidade, homoscedasticidade e autocorrelação dos resíduos. De forma geral, os resultados sugerem a necessidade de um aumento do comprometimento dos pesquisadores na verificação de todos os preceitos teóricos de aplicação de cada técnica
- Imprenta:
- Data da defesa: 29.08.2008
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ABNT
PREARO, Leandro Campi. O uso de técnicas estatísticas multivariadas em dissertações e teses sobre o comportamento do consumidor: um estudo explorátorio. 2008. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-01102008-112432/. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Prearo, L. C. (2008). O uso de técnicas estatísticas multivariadas em dissertações e teses sobre o comportamento do consumidor: um estudo explorátorio (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-01102008-112432/ -
NLM
Prearo LC. O uso de técnicas estatísticas multivariadas em dissertações e teses sobre o comportamento do consumidor: um estudo explorátorio [Internet]. 2008 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-01102008-112432/ -
Vancouver
Prearo LC. O uso de técnicas estatísticas multivariadas em dissertações e teses sobre o comportamento do consumidor: um estudo explorátorio [Internet]. 2008 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-01102008-112432/
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