O paradoxo do atendimento a adolescentes em conflito com a lei em tempos de reconstrução de relações entre crianças, jovens e adultos (2006)
- Autor:
- Autor USP: GRANDINO, PATRICIA JUNQUEIRA - EACH
- Unidade: EACH
- DOI: 10.5585/dialogia.v5i0.892
- Assuntos: ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE; ADOLESCENTE INSTITUCIONALIZADO; ADOLESCENTES
- Idioma: Português
- Resumo: Destacaremos, neste artigo, o paradoxo que representa a Febem - SP com sua cultura repressiva e prisional, compreendido, neste estudo, como sintoma mais perverso de uma sociedade que se relaciona de maneira ambígua com a juventude. Se, por um lado, observa-se o enaltecimento desse período de vida, traduzido pelo culto à juventude, por outro, verifica-se que a sociedade brasileira cria mecanismos de expulsão e punição aos jovens, o que compromete seu ingresso no mundo adulto. A adolescência, no Brasil e, particularmente, no Estado de São Paulo, é alvo preferencial, na medida em que, sobre ela, recaem não somente as expectativas de um futuro mais promissor, mas também as cobranças por ingressos e sucessos pessoais, a despeito da insuficiência de políticas públicas dirigidas à população juvenil, que padece de ofertas nas áreas fundamentais ao seu desenvolvimento, como saúde, lazer, cultura, formação profissional e educação
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ABNT
GRANDINO, Patrícia Junqueira. O paradoxo do atendimento a adolescentes em conflito com a lei em tempos de reconstrução de relações entre crianças, jovens e adultos. Dialogia, v. 5, p. 101-109, 2006Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.892. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Grandino, P. J. (2006). O paradoxo do atendimento a adolescentes em conflito com a lei em tempos de reconstrução de relações entre crianças, jovens e adultos. Dialogia, 5, 101-109. doi:10.5585/dialogia.v5i0.892 -
NLM
Grandino PJ. O paradoxo do atendimento a adolescentes em conflito com a lei em tempos de reconstrução de relações entre crianças, jovens e adultos [Internet]. Dialogia. 2006 ; 5 101-109.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.892 -
Vancouver
Grandino PJ. O paradoxo do atendimento a adolescentes em conflito com a lei em tempos de reconstrução de relações entre crianças, jovens e adultos [Internet]. Dialogia. 2006 ; 5 101-109.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.892 - Desafios da educação contemporânea: ética, valores e saúde
- A dimensão relacional na educação: análise de uma experiência formativa entre professores e educadores sociais
- As atividades físicas como forma de mediação das relações intergeracionais na escola
- Metodologias ativas de aprendizagem: estudo sobre a problematização da realidade social na disciplina de psicologia, educação e temas contemporâneos na EACH-USP
- Práticas de risco entre os jovens: estudo preliminar sobre condutas ordálicas
- Dimensão relacional na educação social: contribuições da psicanálise para a sua compreensão e manejo
- Nova abordagem para identificar conexões disciplinares usando mapas conceituais: em busca da interdisciplinaridade no Ensino Superior
- Youth purpose and life goals of students engaged in community and social activities
- Notas sobre os efeitos da crise econômica e política sobre a população jovem brasileira
Informações sobre o DOI: 10.5585/dialogia.v5i0.892 (Fonte: oaDOI API)
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