Exportar registro bibliográfico

Gestão estratégica do design de embalagens: a comunicação visual a serviço da marca (2008)

  • Autores:
  • Autor USP: BERNARDO, GRAZIELA NICOLA - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CRP
  • Assuntos: EMBALAGENS; DESIGN; COMUNICAÇÃO VISUAL; MARCAS
  • Idioma: Português
  • Resumo: "Gestão estratégica do design de embalagens: A comunicação visual a serviço da marca" tem por objetivo resgatar a importância do design de embalagens como mídia fundamental na comunicação de marca, explorar suas potencialidades e limites a partir de uma abordagem estratégica, onde o design ganha um escopo de atuação ampliado não restrito à manipulação de recursos visuais ou a uma função exclusiva do designer, bem como contribuir para um melhor emprego do design de embalagens a partir da conscientização dos profissionais e estudiosos das áreas de marketing, comunicação e design quanto à sua importância, fornecendo subsídios para que esses possam inovar de maneira integrada e competitiva. Baseada em um estudo exploratório focado no levantamento de fontes literárias, na sistematização de conteúdos, na realização de entrevistas com profissionais envoltos na temática e no estudo de alguns casos, a dissertação aponta para uma nova visão em que a embalagem só é capaz de trabalhar a serviço da marca se for gerida segundo uma mentalidade estratégica de design, suportada por uma abordagem projetual associada aos objetivos de marketing e de planejamento de marca que amplia o raio de atuação do designer e do executivo de marketing. Afinal, o design de embalagens não se restringe a atividades de senso estético, mas a uma função que implica na gestão de informações, que começa e termina no marketing e que se expressa por meio da comunicação visual
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 25.03.2008
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BERNARDO, Graziela Nicola. Gestão estratégica do design de embalagens: a comunicação visual a serviço da marca. 2008. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-18072009-205253/. Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Bernardo, G. N. (2008). Gestão estratégica do design de embalagens: a comunicação visual a serviço da marca (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-18072009-205253/
    • NLM

      Bernardo GN. Gestão estratégica do design de embalagens: a comunicação visual a serviço da marca [Internet]. 2008 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-18072009-205253/
    • Vancouver

      Bernardo GN. Gestão estratégica do design de embalagens: a comunicação visual a serviço da marca [Internet]. 2008 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-18072009-205253/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024