Vozes da cidade: o sentido da telenovela na metrópole paulistana (2008)
- Autores:
- Autor USP: MARQUES, JANE APARECIDA - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CCA
- Assuntos: TELENOVELA; TELEVISÃO (ASPECTOS SOCIAIS); HISTÓRIA DO BRASIL
- Idioma: Português
- Resumo: A tese é o resultado de uma pesquisa sobre produção de sentido na ficção televisiva. Demonstra o papel do formato telenovela como ponto de referência desencadeador de valores, emoções e sentimentos vividos no cotidiano da cidade de São Paulo nos anos 2006 e 2007, retratados e revelados na fala de seus habitantes enquanto telespectadores como vozes urbanas. O corpus é constituído de um conjunto de falas de respondentes obtido a partir de pesquisa empírica de natureza exploratória com coleta de dados por meio da técnica da entrevista pelo método de "survey", utilizando questionário, com perguntas abertas e fechadas, aplicado por entrevista pessoal "face-to-face". O conjunto de falas está introduzido pela história da telenovela e da metrópole paulistana para contextualizar a interpretação do objeto e comprovar a proposta
- Imprenta:
- Data da defesa: 04.03.2008
-
ABNT
MARQUES, Jane Aparecida. Vozes da cidade: o sentido da telenovela na metrópole paulistana. 2008. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-24042009-164535/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Marques, J. A. (2008). Vozes da cidade: o sentido da telenovela na metrópole paulistana (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-24042009-164535/ -
NLM
Marques JA. Vozes da cidade: o sentido da telenovela na metrópole paulistana [Internet]. 2008 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-24042009-164535/ -
Vancouver
Marques JA. Vozes da cidade: o sentido da telenovela na metrópole paulistana [Internet]. 2008 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-24042009-164535/ - Tecnologias da informação no mercado de turismo
- A ciberpublicidade e as interações em rede: “a surpresa do itaú”
- Ciência na TV: percepções de adolescentes de três cidades brasileiras
- Jovens rurbanos e mediações tecnológicas: práticas e convivências sociais contemporâneas
- O histórico e a importância da mídia digital nos jogos on-line: dos RPGs tradicionais para os CRPGs e os on-line
- Interatividade: conceitos e aplicações
- O consumo midiático em tempos de convergência no interior do Brasil: aspectos quantitativos da pesquisa com a juventude “rurbana”
- Outra vez? Uma reflexão sobre a ligação de marcas com celebridades e personagens e o caso da volta do Garoto Bombril
- O que não mostram as telenovelas
- A estética Armorial na microssérie "A Pedra do Reino"
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas