Exportar registro bibliográfico

Não é fita, é fato: tensões entre instrumento e objeto: um estudo sobre a utilização do cinema na educação (2008)

  • Authors:
  • Autor USP: CIPOLINI, ARLETE - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Subjects: CINEMA (EDUCAÇÃO); LINGUAGEM; TECNOLOGIA EDUCACIONAL; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; ENSINO PÚBLICO
  • Language: Português
  • Abstract: Este trabalho aborda a relação entre a escola e recursos audiovisuais utilizados por ela, destacando-se o cinema. Partimos da premissa de que apesar de as escolas estarem cada vez mais equipadas, a inserção do cinema no cotidiano escolar, efetivamente, não se realiza. A importância educativa do cinema, desde o início do século XX, foi reconhecida, e, nestes cem anos, a invenção que parecia não passar de uma brincadeira sem futuro, tornou-se a grande indústria do entretenimento, e reconhecidamente, a Sétima Arte. Com o avanço tecnológico e o aperfeiçoamento dos equipamentos audiovisuais, hoje, a grande maioria da população tem acesso às grandes produções cinematográficas através de fitas de vídeo cassete e DVD. Tal crescimento parece ser ignorado pela educação escolar, e o que podemos notar é que as administrações públicas divulgam largamente o fato de equiparem as escolas para a reprodução de filmes, mas sem uma preocupação paralela de formação e capacitação dos professores para tal empreendimento. Além da pesquisa bibliográfica sobre as possíveis intersecções entre cinema e educação, adotamos como metodologia de trabalho a pesquisa empírica em Escolas Públicas de Ensino Médio do Estado de São Paulo, localizadas na capital, através de questionários sobre os equipamentos que as escolas possuem e de entrevistas com professores sobre sua formação, formas de utilização e resultados obtidos. Este trabalho também tece reflexões sobre a importânciahistórica da linguagem do cinema e o de seu caráter de conhecimento historicamente acumulado a ser transmitido pela escola aos que a ela chegam. As hipóteses deste projeto de que (1) a linguagem do cinema além de ser um instrumento pedagógico (recurso didático), também é um objeto de conhecimento que possibilita a percepção da realidade mais ampla, e (2) de que os cursos de formação de professores não preparam o professor para ) uma adequada utilização deste recurso e para a apropriação desta linguagem, foram, durante a trajetória teórica e empírica, confirmadas, levando-nos à conclusão de que a escola ainda faz uma utilização fragmentada, inadequada e incipiente das novas linguagens, tecnologias e saberes; obtendo, consequentemente, resultados muito aquém dos que poderia atingir através de uma apropriação efetiva dessas linguagens, tecnologias e saberes.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 31.03.2008
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CIPOLINI, Arlete. Não é fita, é fato: tensões entre instrumento e objeto. 2008. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062008-144359/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Cipolini, A. (2008). Não é fita, é fato: tensões entre instrumento e objeto: um estudo sobre a utilização do cinema na educação (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062008-144359/
    • NLM

      Cipolini A. Não é fita, é fato: tensões entre instrumento e objeto: um estudo sobre a utilização do cinema na educação [Internet]. 2008 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062008-144359/
    • Vancouver

      Cipolini A. Não é fita, é fato: tensões entre instrumento e objeto: um estudo sobre a utilização do cinema na educação [Internet]. 2008 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062008-144359/


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024