A influência da preocupação ambiental na segmentação de consumidores de papel (2008)
- Authors:
- Autor USP: GIL, ALBERTO PAGANO - FEARP
- Unidade: FEARP
- Sigla do Departamento: EAD
- Subjects: GESTÃO AMBIENTAL; MARKETING; SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
- Language: Português
- Abstract: Nos últimos anos, tem sido observada uma crescente preocupação ambiental dos consumidores. Em função desta crescente, os consumidores passaram a buscar mais informações com relação às práticas adotadas pelas empresas, tendo assim iniciado um período de consumo ambientalmente favorável. O presente estudo teve como objetivo Identificar segmentos de consumidores de papel para imprimir e escrever com diferentes comportamentos em relação à preocupação ambiental. Para atender a esse objetivo, organizou-se o referencial teórico que se orientou em dois focos O primeiro se refere ao entendimento sobre o marketing verde relacionando-se com as práticas de responsabilidade social, gestão ambiental e o setor papeleiro. O segundo referiu-se ao levantamento teórico relacionado ao comportamento de compra, os principais fatores de influência e o processo de tomada de decisão do consumidor. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva usandose do método de análise quantitativa coletando-se dados primários nas principais lojas revendedoras de materiais escolares, papelarias e shopping centers da cidade de Ribeirão Preto, cujo método escolhido foi a aplicação de questionário estruturado, buscando avaliar cada consumidor pesquisado. Procedeu-se então, uma análise de agrupamentos e testes não paramétricos. Os resultados encontrados apontam uma segmentação dos consumidores três grupos em função dos atributos que mais valorizam: os consumidores verdes preocupados com omeio ambiente, os consumidores econômicos, propensos a atributos ligados ao preço e os consumidores indiferentes que valorizam todos os atributos de forma equivalente
- Imprenta:
- Publisher place: Ribeirão Preto
- Date published: 2008
- Data da defesa: 21.02.2008
-
ABNT
GIL, Alberto Pagano. A influência da preocupação ambiental na segmentação de consumidores de papel. 2008. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-28042008-084227/. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Gil, A. P. (2008). A influência da preocupação ambiental na segmentação de consumidores de papel (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-28042008-084227/ -
NLM
Gil AP. A influência da preocupação ambiental na segmentação de consumidores de papel [Internet]. 2008 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-28042008-084227/ -
Vancouver
Gil AP. A influência da preocupação ambiental na segmentação de consumidores de papel [Internet]. 2008 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-28042008-084227/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas