Exportar registro bibliográfico

Localização de lojas no varejo: uma análise de perfis de consumidores e proposição de modelo de cobertura (2008)

  • Autores:
  • Autor USP: ELIAS, DIOGO ABADIO NUNES - FEARP
  • Unidade: FEARP
  • Sigla do Departamento: EAD
  • Assuntos: VAREJO; CONSUMIDOR; ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: O presente trabalho tem como objetivo um estudo sobre perfil de consumidor e o problema de localização de lojas de diferentes canais de vendas do varejo, levando em consideração o perfil socioeconômico e perfil de compra dos consumidores. Uma análise de clusters possibilitou, com base nos dados de vendas por classes sócio-econômicas de lojas dos vários canais obtidos de um varejista, a segmentação de diferentes tipos de lojas e canais com potenciais de vendas diferenciados. Posteriormente, a pesquisa propõe uma modelagem para o problema de localização dos grupos de loja no varejo empregando programação linear inteira. O modelo visa à maximização do resultado operacional total que se obtém da política de localização de diferentes tipos de lojas e canais numa cidade ou região. O modelo é implementado para a cidade de Belo Horizonte (MG), utilizando-se os dados levantados de potenciais de vendas para os diferentes tipos de canais lojas e os dados da distribuição das populações dos bairros de BH, segmentados pelas várias classes sócioeconômicas. Uma análise de Sensibilidade apresenta os efeitos de diferentes formas de operacionalização da área de influência ou cobertura de uma loja sobre a política de localização das lojas, bem como sobre o resultado operacional. A análise sensibilizada mostrou também que o modelo buscou dentre os diferentes cenários alterados, a aproximação na indicação dos bairros a ser instalados as lojas, ao percentual de influência e aopotencial de vendas dos diferentes bairros por tipos de lojas. A segmentação das lojas em vários tipos e canais bem como a proposição de operacionalização da região de cobertura de uma loja contribuem com discussões importantes para a literatura. Por outro lado, a modelagem proposta pode apresentar subsídio para a tomada de decisão gerencial na expansão ou implantação de lojas de varejo numa determinada região
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 14.03.2008
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      ELIAS, Diogo Abadio Nunes. Localização de lojas no varejo: uma análise de perfis de consumidores e proposição de modelo de cobertura. 2008. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-17052008-123529/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Elias, D. A. N. (2008). Localização de lojas no varejo: uma análise de perfis de consumidores e proposição de modelo de cobertura (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-17052008-123529/
    • NLM

      Elias DAN. Localização de lojas no varejo: uma análise de perfis de consumidores e proposição de modelo de cobertura [Internet]. 2008 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-17052008-123529/
    • Vancouver

      Elias DAN. Localização de lojas no varejo: uma análise de perfis de consumidores e proposição de modelo de cobertura [Internet]. 2008 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-17052008-123529/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024