Exportar registro bibliográfico

Contribuições da iniciação cientifica da linguagem científica por alunos de graduação em química (2008)

  • Authors:
  • Autor USP: MASSI, LUCIANA - IQSC
  • Unidade: IQSC
  • Subjects: ENSINO SUPERIOR; PESQUISA CIENTÍFICA; LINGUAGEM CIENTÍFICA; QUÍMICA
  • Language: Português
  • Abstract: Esta pesquisa tem sua origem no seguinte questionamento: o "fazer pesquisa" (desenvolver estágio de Iniciação Científica) é um fator relevante para a apropriação da linguagem científica pelo aluno de graduação em Química? Como se dá essa apropriação? Com o intuito de elucidar esse questionamento observamos o percurso trilhado durante um ano por dois alunos de Iniciação Científica em Química. Nesse período realizamos entrevistas com os orientadores e os alunos, além de observações no local, as quais incluíram gravações em áudio e coleta de materiais orais e escritos produzidos pelos alunos, relacionados ao desenvolvimento das suas pesquisas. Procuramos subsídios para a interpretação dos dados, nos estudos da Sociologia e Antropologia da Ciência, desenvolvidos por Latour e Woolgar, e na Análise do Discurso de linha francesa, como vem sendo divulgada por Eni Orlandi, especialmente quanto às noções de tipologia do discurso e autoria. A análise dos resultados com relação à tipologia revelou nos diálogos entre orientadores e alunos, ocorridos no laboratório, um deslocamento do discurso) predominantemente autoritário para um discurso polêmico. Quanto à autoria percebemos na produção do relatório de pesquisa o exercício da repetição empírica e formal, além do uso da repetição histórica, que demonstra a posição de autor ocupada pelos alunos. Observamos ainda na produção de trabalhos para congressos o uso de diferentes tipos de enunciados científicos,classificados por Latour e Woolgar, em diferentes situações que evidenciam a utilização adequada da linguagem científica. Essa investigação nos levou à percepção sobre a influência da Iniciação Científica na apropriação da linguagem científica, e indicou que esse processo se deu por meio da troca
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 08.02.2008
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MASSI, Luciana. Contribuições da iniciação cientifica da linguagem científica por alunos de graduação em química. 2008. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75132/tde-18042008-112848/. Acesso em: 10 maio 2024.
    • APA

      Massi, L. (2008). Contribuições da iniciação cientifica da linguagem científica por alunos de graduação em química (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75132/tde-18042008-112848/
    • NLM

      Massi L. Contribuições da iniciação cientifica da linguagem científica por alunos de graduação em química [Internet]. 2008 ;[citado 2024 maio 10 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75132/tde-18042008-112848/
    • Vancouver

      Massi L. Contribuições da iniciação cientifica da linguagem científica por alunos de graduação em química [Internet]. 2008 ;[citado 2024 maio 10 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75132/tde-18042008-112848/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024