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Reinventando a roda: estudo sobre o uso de documentos no ensino de História (2007)

  • Authors:
  • Autor USP: BITTENCOURT, SANDRA SILVA - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Subjects: HISTÓRIA (ESTUDO E ENSINO); CULTURA MATERIAL; FONTES HISTÓRICAS; SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS; ETNOGRAFIA; DOCUMENTOS (ESTUDO E ENSINO;HISTÓRIA)
  • Language: Português
  • Abstract: O objetivo precípuo desse trabalho foi o de refletir sobre o estatuto das fontes materiais e o uso de documento no ensino de história por meio da proposição de atividades, conforme postula Leontiev, desenvolvidas com alunos no âmbito do espaço escolar. Buscou-se também: traçar um painel crítico da pesquisa educacional, identificado impropriedades e possibilidades; discutir certas questões postas pela historiografia como: memória - razão de ser da História - vista à luz da vertente da Escola dos Analles, em particular do pensamento de Le Goff e Paul Veyne, e cotidiano sob o manto teórico de autores como Lefebvre e Agnes Heller, de filiação marxista; e finalmente abordar o problema das fontes documentais, sobretudo de natureza material, sob a ótica das contribuições dadas pela Nova Arqueologia. A opção por pesquisar as questões propostas no locus educacional por excelência, a escola, deveu-se ao fato de que ela tem sido uma instituição não apenas de socialização dos mais jovens e de transmissão de valores, mas também um espaço de ocorrência das práticas culturais, nas quais o conhecimento, em geral vindo do meio acadêmico, é recebido, recriado e transmitido, segundo o pressuposto de Chervel. Considerando que essas tarefas desempenhadas pela escola acontecem por meio de ações cotidianas em um espaço racionalmente concebido e estruturado, vislumbrou-se como alternativa metodológica uma imersão nessa realidade conforme orientação da pesquisa interpretativaparticipante de Frederick Erickson. Assim, o trabalho de campo consistiu: na coleta e estudo de dados sobre a escola e sua comunidade; na leitura e discussão do projeto pedagógico; na proposição de instrumentos para aferir o domínio dos alunos de certos conceitos da História; em intervenções na sala de aula com o propósito de estudar, por meio de simulação de um sítio arqueológico, os processo de conservação do documento material )e em analisar artefatos para melhor compreensão de fenômenos socioculturais e das circunstâncias de produção do saber histórico. Os resultados obtidos mostram não somente o gosto e empenho dos alunos na realização de atividades que envolvam experimentação, análise e dedução, mas também um aspecto preocupante: o ensino de história é profundamente marcado pelo caráter discursivo, pela predominância do plano das idéias sobre o plano material da vida social, o que pouco contribui para esclarecer, de um lado, questões concernentes aos suportes físicos que asseguram a existência humana, e de outro, o processo de produção do conhecimento histórico
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 10.04.2007

  • How to cite
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    • ABNT

      BITTENCOURT, Sandra Silva. Reinventando a roda: estudo sobre o uso de documentos no ensino de História. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Bittencourt, S. S. (2007). Reinventando a roda: estudo sobre o uso de documentos no ensino de História (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Bittencourt SS. Reinventando a roda: estudo sobre o uso de documentos no ensino de História. 2007 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Bittencourt SS. Reinventando a roda: estudo sobre o uso de documentos no ensino de História. 2007 ;[citado 2024 abr. 19 ]

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