O cinema tricontinental de Glauber Rocha: política, estética e revolução (1969-1974) (2007)
- Autores:
- Autor USP: CARDOSO, MAURICIO - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLH
- Assunto: CINEMA NOVO
- Idioma: Português
- Resumo: Esta tese tem por objetivo analisar três filmes do cineasta brasileiro Glauber Rocha realizados no exterior: O leão de sete cabeças (Congo/Itália/França, 1970), Cabeças cortadas (Espanha, 1970) e História do Brasil (Cuba/Itália, 1972-74, co-dirigido por Marcos Medeiros). Parte-se do entendimento que a produção de significados da obra cinematográfica (as escolhas estéticas e a manipulação da linguagem) expressa as determinações e as influências do processo histórico (das relações sociais e econômicas, da produção da cultura e da experiência pessoal do cineasta). A atuação internacional de Glauber Rocha, entre 1969 e 1974, foi delineada pela realização destes filmes, a publicação de artigos e entrevistas em periódicos europeus e latino-americanos e, finalmente, a participação em festivais, encontros e congressos de cinema. Estas formas de ação consolidaram as idéias e os anseios do cineasta, bem como explicitaram as fronteiras e os impasses as suas expectativas. Acreditamos que os filmes analisados constituem o núcleo dinamizador de um projeto formulado por Glauber Rocha de integração política e estética das cinematografias dos países pobres dos três continentes (América Latina, África e Ásia). O cineasta denominou este projeto de Cinema Tricontinental, inspirado no internacionalismo revolucionário de Che Guevara. Nossa tese pretende demonstrar que o Cinema Tricontinental fez convergir um programa político de unidade do Terceiro Mundo, uma criaçãoestética pautada na incorporação da religiosidade popular e uma perspectiva de revolução social - simultaneamente, utópica e redentora
- Imprenta:
- Data da defesa: 17.08.2007
-
ABNT
CARDOSO, Mauricio. O cinema tricontinental de Glauber Rocha: política, estética e revolução (1969-1974). 2007. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-12022008-110659/. Acesso em: 25 set. 2024. -
APA
Cardoso, M. (2007). O cinema tricontinental de Glauber Rocha: política, estética e revolução (1969-1974) (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-12022008-110659/ -
NLM
Cardoso M. O cinema tricontinental de Glauber Rocha: política, estética e revolução (1969-1974) [Internet]. 2007 ;[citado 2024 set. 25 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-12022008-110659/ -
Vancouver
Cardoso M. O cinema tricontinental de Glauber Rocha: política, estética e revolução (1969-1974) [Internet]. 2007 ;[citado 2024 set. 25 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-12022008-110659/ - História e cinema: um estudo de São Bernardo (Leon Hirszman, 1972)
- Percursos do subdesenvolvimento: uma leitura de Paulo Emilio S. Gomes
- Das transformações a padronização: um estudo sobre as escolas de samba da cidade de São Paulo
- Marxismo: coisa de homem branco? [Editorial]: diálogos e confrontos entre classe, gênero e raça na tradição marxista
- Em busca do carnaval popular [Prefácio]
- Ensino de história, hipermídia e múltiplas linguagens
- O negro no cinema brasileiro: uma análise fílmica de Rio, zona norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) e A grande cidade (Carlos Diegues, 1966)
- Modernidade e capitalismo: transformações de São Paulo na década de 1920
- A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impasses
- Foi há trinta anos, era Ditadura (sobre repensando a história)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas